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Marketing Estratégico! Muita gente já ouviu falar, outros trabalham com esse conteúdo nos negócios. Mas, antes de qualquer ação, é preciso entender as diferenças entre esse conceito e os mais básicos do marketing “tático” e “operacional”. A abordagem estratégica foca em questões de longo prazo, como objetivos que poderão impactar a empresa como um todo. Já a tática cuida de fatores de médio prazo, ao passo que a operacional se encarrega de tarefas de curto prazo.

Dessa forma, o marketing estratégico se refere a um planejamento que alia as ações de marketing (anúncios, campanhas e posts) aos planos estratégicos gerais de um negócio. Trata-se de uma visão mais voltada para metas, objetivos, indicadores e intenções mais amplos da organização.

Para a sua implementação, o conceito visa conduzir a marca na direção dos objetivos que a comunicação da empresa deseja focar, analisando como fazer isso no prazo estabelecido. Assim, auxilia na tomada de decisão, bem como na alocação de recursos e no controle da equipe, contribuindo para alcançar bons resultados.

COMO ESTÁ O MERCADO DE MARKETING ESTRATÉGICO NO BRASIL?

O mercado de marketing estratégico no Brasil é extremamente competitivo. Isso porque, devido ao constante crescimento da economia digital, as empresas necessitam de profissionais de marketing especializados em aplicação de estratégias.

Dados do relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2023 demonstram a ascensão do meio digital e a lista de profissões que estarão em alta nos próximos 5 anos. Entre elas estão as de especialista em marketing digital e e-commerce. Ambas requerem conhecimentos para ações estratégicas.

Isso representa um grande leque de oportunidades para os que estão dispostos a investir em sua educação para impulsionar a carreira com alta performance, incluindo conhecimentos de mídia digital, monitoramento, métricas e outros.

COMO É O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO?

A teoria e a prática são as bases desse curso, pois auxiliam os estudantes a incorporarem os conhecimentos para desenvolver e implementar estratégias de marketing eficazes em cenários de constantes mudanças. A seguir, conheça o detalhamento do curso.

Objetivos

Apresentar conceitos e ferramentas atuais de marketing utilizados pelas organizações, visando proporcionar aos estudantes uma visão estratégica, sistêmica e crítica.

Ao final do curso de Marketing Estratégico, o profissional conseguirá gerenciar projetos e ações mercadológicas eficazes e customizadas em mercados competitivos e cenários desafiadores.

Público-alvo

Profissionais Graduados com atuação na área de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão de Negócios ou que tenham a intenção em seguir uma carreira em Marketing.

Modalidade

Esse curso é ministrado remotamente, permitindo o encaixe das aulas na rotina do estudante.

Carga horária

Sua carga horária total é de 360 horas, contendo atividades avaliadas pelos professores e pelo sistema da PUC-Campinas.

Disciplinas

Trimestre 1 – Mercado e Planejamento

  • Marketing Estratégico e Ambiente de Negócios;
  • Pesquisa, Inteligência Competitiva e Concorrência;
  • Análise e Gestão de Marketing.

Trimestre 2 – Produtos e Serviços

  • Gestão da Inovação;
  • Gestão Estratégica de Produtos e Serviços;
  • Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado.

Trimestre 3 – Comunicação e Ativação

  • Gestão da Comunicação Integrada (on-line e off-line);
  • Mídia Digital: Estratégias, Monitoramento e Métricas;
  • Ativações Integradas: Eventos, Patrocínio e Experiências.

Trimestre 4 – Trade Marketing e Gestão do cliente

  • Omnichannel e Trade Marketing;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Vendas e Negociação.

POR QUE FAZER PÓS EM MARKETING ESTRATÉGICO?

Para enfrentar a concorrência acirrada no mercado de trabalho, o profissional precisa apresentar habilidades e competências diferenciadas. Nesse sentido, o curso de especialização em Marketing Estratégico vem ao encontro dessas necessidades, proporcionando o aprofundamento e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos, visando a aplicação e gerenciamento de estratégias eficazes.

Veja, a seguir, os benefícios que este curso oferece.

1. Empregabilidade

Aumento na empregabilidade e condições de aplicação dos conceitos no mundo do trabalho.

2. Valorização do perfil profissional

Diferenciação nas habilidades e competências a serem expostas em momentos de recrutamento ou de avaliação em empresas.

3. Aprendizado prático

Exercícios em casos simulados ou direcionados para as demandas profissionais cotidianas.

4. Atualização profissional

Incorporação de conceitos, ferramentas e legislações conforme o cenário atual.

5. Desenvolvimento de habilidades

Habilidades para antecipar ações eficientes de marketing em possíveis futuros cenários que exijam novos processos ou utilização de novas tecnologias no marketing das empresas.

6. Networking

O curso ajuda a ampliar a sua rede de contatos com profissionais da área que podem ajudar em uma boa colocação no mercado.

QUAIS OS DIFERENCIAIS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PUC-Campinas?

Além de contar com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores, os cursos de pós-graduação da PUC-Campinas trazem a assinatura pedagógica de uma instituição com reputação ímpar, muita experiência e ensino de excelência.

A seguir, conheça melhor esses diferenciais da PUC-Campinas:

  • tradição e história — tem um histórico longo e rico como uma instituição de ensino de qualidade, fundada em princípios católicos;
  • excelência acadêmica — conhecida por seus programas acadêmicos de alta qualidade em diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas, exatas, biológicas e sociais;
  • infraestrutura moderna — a instituição de ensino investe em infraestrutura moderna para oferecer aos estudantes um ambiente físico e digital para aprendizado e pesquisa, incluindo laboratórios equipados e bibliotecas atualizadas;
  • compromisso social — a universidade tem um forte compromisso com a responsabilidade social, promovendo ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento da comunidade local e para a promoção da justiça social;
  • Internacionalização — a instituição promove programas de intercâmbio e parcerias com universidades estrangeiras, proporcionando aos estudantes experiências enriquecedoras e globais;
  • inovação e pesquisa — a universidade incentiva a inovação e a pesquisa científica em diversas áreas, contribuindo para o avanço do conhecimento e desenvolvimento da sociedade.

Como você pôde ver, há muitas razões para cursar a Pós-Graduação em Marketing Estratégico. Isso porque, além de aprofundar e ampliar os seus conhecimentos de marketing, a aprendizagem proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para se destacar no mercado.

Ficou interessado no curso de Especialização em Marketing Estratégico da PUC-Campinas? Para saber mais, acesse o nosso site e entre em contato conosco!



Marketing
11 de abril de 2024