Estudantes da PUC-Campinas apresentam projeto de Extensão, em Portugal

Grupo apresentou trabalho relativo ao Maio Amarelo, de prevenção a acidentes no trânsito

Estudantes da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas estiveram no 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência (ECTES), no Centro de Convenções de Estoril, Portugal. Eles representaram a Universidade na apresentação de três projetos da Extensão da Instituição. Um deles foi selecionado para uma apresentação oral no evento, sobre o projeto Prevenção ao Trauma, relativo ao Maio Amarelo.

O projeto existe desde 2014 na Universidade e tem atraído cada vez mais estudantes para participar, devido ao sucesso e ao aprendizado que tem proporcionado.

“No biênio passado tivemos 60 candidatos para participar e acabamos selecionando 25. Com essa perspectiva, de também participar de congressos, a procura é ainda maior. Nós tivemos mais de 250 inscritos para selecionar 25. Para eles é uma experiência muito importante: eles estão em outro país, representando a Instituição, treinados e capazes de apresentar o projeto”, comenta o Prof. Dr. Joaquim Simões Neto, diretor da Faculdade de Medicina e que coordena o projeto.

Ação movimentou a cidade

No ano passado, o projeto realizou uma ação grande na cidade, sobre conscientização no trânsito. Foi criado um acidente simulado na avenida John Boyd Dunlop, em frente ao shopping Parque das Bandeiras, próximo ao Hospital da PUC-Campinas. Na ocasião a simulação era de um atropelamento de um pedestre por motociclista em alta velocidade, envolvendo outros dois veículos, estando um dos condutores alcoolizado. Ao todo, estavam envolvidas 15 vítimas e sete viaturas, incluindo um helicóptero Águia da Polícia Militar. SAMU e Corpo de Bombeiros simularam os primeiros socorros na via, demonstrando o transporte das vítimas e o trabalho das equipes de atendimento.

O trânsito ficou fechado no local e atraiu curiosos, principalmente pela grande mobilização de profissionais e estudantes, que participaram da simulação. Estiveram envolvidas as Secretarias de Transportes e Segurança Pública da Prefeitura de Campinas; a Guarda Municipal; a Unicamp; a PUC-Campinas; o Corpo de Bombeiros; o Grau Técnico Campinas: Administração, Enfermagem e Radiologia; a Polícia Militar; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; e as concessionárias CCR AutoBAn e AB Colinas.

Outros projetos levados ao Congresso

Além deste, outros dois foram apresentados em cartazes: O projeto P.A.R.T.Y. – sigla que vem do inglês e que representa prevenir traumas relacionados a risco e álcool na juventude. O projeto permite que estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas, pré-selecionados pela Emdec, visitem o Hospital PUC-Campinas para mostrar os riscos de dirigir embriagado ou de forma imprudente. Os jovens são considerados o grupo mais vulnerável a esse tipo de acidente, principalmente homens. Um dos motivos é o consumo excessivo de álcool, responsável por grande parcela desses traumas.

O outro projeto importante apresentado em cartaz foi “Segurança à Vida – Conscientização Atuacional em Jovens e Público 60+: riscos, atitudes e consequências no trânsito”. O trabalho, que tem a parceria do Vitalità, tem o propósito de conscientizar o público 60+ e, por meio de rodas de conversa, sobre direção segura e os cuidados para os idosos. Além disso, trazer os riscos, por exemplo, para os pedestres. O projeto trata de uma questão abrangente, que enxerga os traumas de trânsito como uma verdadeira questão urgente de Saúde Pública atual, tanto por sua extensão quanto por consequências para o indivíduo, família e sociedade.

“Estamos compartilhando um pouco do que a Instituição oferece. E estamos enriquecendo o currículo deles. O médico tem um papel social importante. Não é só cuidar da pessoa que está doente, mas trabalhar com a pessoa humana, com a prevenção”, completa o professor.

Carlos Giacomeli
2 de maio de 2024