PUC-Campinas assina parceria com universidade libanesa

PUC-Campinas e Université Saint-Esprit De Kaslik (USEK), do Líbano, assinaram acordo de cooperação acadêmica, que passa a valer em 2024. O convênio foi assinado nesta sexta-feira (19), pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e o Reitor da Universidade do Líbano, Padre Dr. Talal Hachem, que esteve na PUC-Campinas e conheceu a Universidade.

Após reunião, realizada na parte da manhã, a comitiva com o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; a Pró-Reitora de Graduação, Cyntia Belgini Andretta; e o coordenador do Departamento de Relações Externas (DRE), Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, conduziu o Padre Dr. Talal Hachem para conhecer as estruturas do Campus I. O Reitor da Universidade do Líbano teve a oportunidade de passar pelo Korea Corner – espaço dedicado à cultura coreana na Universidade –; saber mais sobre o AioT Lab Brasil, criado recentemente, com foco em internet das coisas e inteligência artificial; o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiro Dra. Nicéa Quintino Amauro; o Mescla – espaço de inovação da Universidade – ; o Manacás, novo ambiente com foco a novas metodologias de aprendizagem; e o Hub Gastronômico.

Antes do almoço especial, organizado pela equipe do Curso de Gastronomia, houve a assinatura oficial do contrato de cooperação, que também contou com a presença do Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, Vice-Presidente da SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), que é a  mantenedora da PUC-Campinas, além dos Pró-Reitores da Universidade.

No período da tarde, O reitor da USEK também se reuniu com a Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, e com os coordenadores dos programas de Pós-Graduação da Universidade. O encontro serviu para que o reitor conhecesse detalhes dos programas e linhas de pesquisa, que possam permitir mais conexões entre as duas instituições.

“Nós entendemos que essa parceria é mais que um convênio entre Instituições. É um convênio entre brasileiros e libaneses. A comunidade libanesa em Campinas é muito numerosa e nutre pela Universidade um carinho muito grande. Isso torna nosso acordo também um convênio de afeto e de carinho, o que dá maior responsabilidade para a realização de projetos comuns entre as duas instituições. Gostaríamos muito de receber professores e estudantes libaneses. E fazemos questão de enviar também professores e alunos brasileiros, pois sabemos do valor e da qualidade da USEK”, afirmou o Reitor da PUC-Campinas.

“Obrigado por dedicar esse dia a nos receber aqui. Me sinto honrado em renovar esse acordo com a PUC-Campinas (As duas instituições já haviam assinado parceria há cinco anos). Eu fiquei impressionado com a PUC-Campinas: com as facilidades, estruturas, projetos de ensino e aprendizagens. E, mais uma vez, eu estendo meus agradecimentos a todos e reforço o convite de que possam conhecer a nossa universidade. Espero que possamos receber vocês tão bem como nos receberam”, pontuou Dr. Talal Hachem.

O contrato firmado

A parceria entre as duas universidades prevê intercâmbio de estudantes e também programas em conjunto. De acordo com o edital, no caso de intercâmbio, o convênio prevê dois estudantes por ano de cada parceiro, sendo por um período que compreende entre 6 meses e um ano.

Além disso, o convênio assinado abre as portas para projetos comuns de pesquisa, envolvendo professores pesquisadores e alunos, sobre temáticas que atendam aos interesses das duas partes, bem como a publicação de trabalhos científicos em conjunto.

Outro ponto de intercâmbio diz respeito a troca de planos pedagógicos, bibliografias e lista de publicações. Há a possibilidade também de acolhimento de docentes por parte da universidade parceira e participação de estágios pós-doutorais e de pesquisa.

Carlos Giacomeli