PUC-Campinas realiza IV Congresso de Cidades Mais Sustentáveis: Cidades, Saúde e a Questão Climática

Evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da PUC- Campinas promove a quarta edição do Congresso de Cidades Mais Sustentáveis, tendo como foco a relação entre os temas cidades, saúde e a questão climática. O evento será realizado nos dias 08 e 09 de maio de 2024, de forma completamente virtual (por meio de transmissão via Microsoft Teams), sendo a inscrição gratuita e aberta a todos os interessados, com emissão de certificados aos ouvintes.

Clique aqui para se inscrever

O objetivo do evento é debater, sob o prisma jurídico, as necessidades urbanas para que as cidades sejam mais resilientes, tendo como ênfase o bem-estar, a saúde, a proteção dos bens ambientais e a situação envolvendo políticas públicas municipais para o enfrentamento da emergência climática.

Também serão debatidos os desafios a serem enfrentados, já que parte da população vive excluída de direitos básicos e fundamentais, como falta de acesso à água potável, à moradia etc. Nesse sentido, um novo fator pode acentuar ainda mais a exclusão de direitos e as contradições sociais nas cidades: a emergência climática.

Por isso, será discutida a formulação e implementação políticas públicas urbanas voltadas a ações de prevenção a desastres climáticos e ambientais, com foco na busca por saúde e bem-estar da população.

“É importante destacar que a academia é o berço dos debates científicos. No contexto atual, nos deparamos, por um lado, com a possibilidade de não serem atingidas as metas do Acordo de Paris e da Agenda 2030 da ONU, com o consequente aumento de eventos climáticos extremos associados à degradação ambiental e ao aquecimento global; e, por outro, a necessária compreensão do papel das cidades, na medida em que elas concentram a maior parte da população mundial, demandam grande consumo de energia e responde por grandes emissões de gases de efeito estufa. Nesse contexto, o Congresso visa debater as questões sociais e os rearranjos jurídicos das cidades sob a perspectiva da emergência climática e dos aspectos sociais a ela conexos. Assim, teremos palestras sobre os desafios climáticos, sobre a proteção à saúde e sobre planejamento urbano para que as cidades sejam mais sustentáveis”, disse o Prof. Dr. Cláudio José Franzolin, um dos organizadores do evento.

Programação:

Dia 08 de maio de 2024 – Link de transmissão: clique aqui

08h30  – Abertura

Josué Mastrodi Netto e Cláudio José Franzolin – mediadores;

Lucas Catib De Laurentiis  – Coordenador  do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da PUC-Campinas;

Francisco Vicente Rossi  – Diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas;

Rogério Menezes de Mello – Secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas;

Peter Panont – Secretário de Justiça de Campinas e professor do PPGD da PUC-Campinas.

09h às 09h45  – Palestra

Título: A cidade de Campinas no enfrentamento da emergência climática

Palestrantes: Ângela Guirao

9h50 às 10h25 – Palestra

Título: transição energética, cidades e adaptação as mudanças climáticas: convergências e conflitos

Palestrante: Zoraide Souza Pessoa

10h30 – Abertura para debates

11h – Encerramento das atividades do período matutino

14h – Comunicação oral de resumos expandidos aprovados (atividade restrita aos autores de trabalhos submetidos ao evento)

19h às 19h45 – Palestra

Título: Cidades e litigância climática

Palestrante: Gabriel Wedy

20h05 às 20h45 – Palestra

Título: Cidades sustentáveis e mudanças climáticas: Limites e possibilidades da judicialização de políticas públicas

Palestrante: Flávia Santiago Lima

21h – Encerramento das atividades do primeiro dia

Dia 09 de maio de 2024 – Link de transmissão: clique aqui

Cláudio José Franzolin e Josué Mastrodi Neto – mediadores

9h15 às 10h – Palestra

Título: Cidades sustentáveis e seu reflexo na saúde humana

Palestrante: Fernando Reverendo Vidal Akaoui

10h05 às 10h50 – Palestra

Título: Afinal, o que é mudança e emergência climática? Um desafio global e local

Palestrante: Leura Dalla Riva

10h50 às 11h30 – Abertura para debates

11h30 – Encerramento das atividades do período matutino

19h – Abertura das atividades do período noturno

19h15 às 20h – Palestra

Título: Aporofobia, cidade e desigualdade social: impactos na saúde do trabalhador

Palestrante: Maria Cecília de Almeida Monteiro Lemos

20h às 20h45 – Palestra

Título: Emergência Climática & Cidades: há um futuro possível?

Palestrante: Fabiano Melo Gonçalves de Oliveira

20h50 – Abertura para debates