Dia do Engenheiro: Demanda no mercado é constante e cheia de possibilidades
Data celebra relevância e atuação de profissionais da área
A engenharia é uma das profissões mais antigas da humanidade. E, com o avanço da sociedade, essa área se expandiu, assim como seu impacto que se estendeu a diversos campos, influenciando diretamente vários aspectos de nossas vidas. Por isso, o Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro, é celebrado há mais de 90 anos, reconhecendo a importância dessa profissão no desenvolvimento do mundo moderno.
A descoberta do fogo e a invenção da roda, por exemplo, são dois marcos da História que podem ser considerados como os primeiros passos da humanidade na engenharia, conforme explicou o Prof. Dr. Sérgio Roberto Pereira, Decano da Escola Politécnica na PUC-Campinas. De acordo com o professor, esses e outros conhecimentos precisaram ser sistematizados e institucionalizados para a formação daqueles que se tornariam engenheiros.
“[Precisou-se] passar o conhecimento não só de pessoa para pessoa, mas criar um processo de como se transmite a profissão entre as gerações. A engenharia civil, por exemplo, foi uma das primeiras a existir inclusive no Brasil, como engenharia de fortificação. Na época colonial, o país precisava se proteger de invasões, e vieram de Portugal os engenheiros de fortificação, que eram militares na época”, contou.
Com o passar do tempo, a fortificação se tornou a engenharia civil. Mas o avanço da profissão exigiu, ainda, outras especializações, que originaram as diversas engenharias que temos hoje.
Inclusive, o dia 11 de dezembro foi instituído a partir da modernização do ensino da engenharia no país, pois, nesta data em 1933, fundou-se a Escola Central, a primeira Instituição de Ensino Superior de engenharia do Brasil. Na mesma data, também se instituiu o Decreto nº 23.569 para celebrar o Dia do Engenheiro.
No Dia do Engenheiro, lembra-se a presença vital da profissão em sociedade
O Prof. Dr. Sérgio Pereira salienta que, para qualquer sociedade forte e desenvolvida, a engenharia faz-se presente. Ela é a base para a melhoria e manutenção de ideias que impactam as pessoas no dia a dia. E, neste contexto, a atuação do profissional engenheiro é requisitada em áreas e projetos plurais.
“O engenheiro é um desenvolvedor de projetos, e a engenharia está nas menores coisas. E não diria que apenas na Região Metropolitana de Campinas ou no Brasil, mas no mundo inteiro há a necessidade de um número maior de engenheiros do que as universidades podem formar”.
Segundo o professor, a alta demanda por engenheiros é acompanhada também da expectativa de profissionais cada vez mais qualificados e aptos a aplicar seus aprendizados empresas, indústrias e outros segmentos, principalmente com a implementação crescente de novas tecnologias.
As universidades devem, portanto, ter projetos pedagógicos flexíveis e que atendam às necessidades tecnológicas que surgem no mercado das engenharias. “Nos cinco anos de um curso, há pelo menos um ou dois ciclos tecnológicos diferentes, e atualizar-se é preciso”, complementa.
A Escola Politécnica da PUC-Campinas aproxima os alunos do mercado de trabalho por meio da Semana Integrada, em que se realizam palestras, visitas técnicas e conversas com profissionais para que os alunos entendam como o mundo do trabalho se comporta na atualidade. Momentaneamente, a sala de aula é substituída pelo contato com o ensino na prática, e o aluno passa a enxergar os projetos de organizações e institutos como exemplos de aprendizado teórico aplicado.
O apoio da PUC-Campinas aos estudantes engenheiros
Na Universidade, os estudantes das Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Controle e Automação integram cursos desenvolvidos conforme as exigências do mercado de trabalho.
Na PUC-Campinas, as disciplinas nomeadas “Práticas de Engenharia” são ministradas a partir dos terceiros anos, e os alunos têm a oportunidade de atuar em atividades atreladas à indústria e às empresas parceiras da instituição. Desse modo, o ensino ancorado na prática prepara os engenheiros do amanhã, a partir da apresentação dos principais desafios empresariais, do desenvolvimento de projetos complexos e da rotina de trabalho.
Os estudantes são incentivados a integrarem o espaço de aprendizado, seja na sala de aula, laboratórios ou visitas técnicas, refletindo em uma formação integral com objetivos concretos para atingir uma formação sólida. E isto engloba, também, a realização de estágios ao longo dos cursos, as extensões e as iniciações científicas.
E as novas tecnologias fazem parte das trilhas de aprendizado das engenharias. Os laboratórios de Inteligência Artificial e IoT do Campus I, por exemplo, podem ser incorporados aos estudos para complementar as disciplinas, como já ocorre nos currículos de Engenharia Elétrica e Mecânica.
A engenharia continuará a ser um dos pilares do desenvolvimento humano, e na PUC-Campinas, o aluno desenvolverá sua própria trajetória profissional conforme seus objetivos — com apoio da infraestrutura de ponta e interlocução com o universo do trabalho.
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