Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas realiza II Jornada sobre Educação, Ética e Transição Energética

O Campus I recebeu na última semana, pesquisadores de diferentes níveis para falar sobre o tema

No último dia 11 de dezembro, o Campus I da PUC-Campinas foi palco da II Jornada sobre Educação, Ética e Transição Energética, um evento que reuniu pesquisadores de diferentes níveis – desde a Iniciação Científica ao Doutorado – para discutir as conexões entre educação, ética e a transição energética.

A Jornada, realizada pelo Grupo de Pesquisa PhiloEduS (Philosophia, Educação e Sustentabilidade), faz parte do contexto do CPTEn (Centro Paulista de Estudos da Transição Energética), que tem o Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, como pesquisador principal em um dos seus eixos.

A programação incluiu apresentações de pesquisas acadêmicas, mesa de debates e discussões sobre temas como geoética, sustentabilidade e políticas educacionais. Pesquisadores de instituições como PUC-Campinas e Unicamp compartilharam estudos que abordaram questões ambientais e energéticas, enfatizando a importância da ética na busca por soluções sustentáveis.

Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se:

Ana Flávia Maesko (PUC-Campinas): Concepções de ética em estudos sobre a sustentabilidade.

Maírys Quartaroli Viana (Unicamp): Freire e Mauss: uma análise dos projetos realizados no âmbito do Programa Olhos no Futuro.

Gabriel Franco Piovesana (PUC-Campinas): Macrotendências em Educação Ambiental: temas e abordagens da política educacional paulista.

Raquel Oliveira Gualberto de Souza (Mestrado – Unicamp) – Projeto “Educação Ambiental na Prática”: análises e desafio

Vanessa Pissolito (PUC-Campinas): Educação Ambiental e Geoética: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética.

A mesa de debates contou com a participação especial da Profa. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, do Pesquisador Dr. David Felice Falivene Baptista e foi mediada pelo Prof. Dr. Samuel Mendonça. O doutorando em educação da PUC Campinas, Wellington Aires da Cruz Pereira, também participou como debatedor dos trabalhos apresentados por estudantes de Iniciação Científica e de Mestrado.

Um projeto de impacto social

A Jornada também apresentou os avanços da pesquisa coordenada pelo Prof. Dr. Samuel Mendonça, intitulada “Transição Energética, Geoética e Políticas Educacionais”, financiada pelo CNPq por meio da Bolsa Produtividade em Pesquisa 1D. O projeto busca preparar jovens de escolas públicas para atuarem como agentes transformadores em suas comunidades, promovendo a conscientização sobre o consumo de energia e a proteção ambiental.

Reflexões e resultados

Para o Prof. Samuel Mendonça, o evento foi um sucesso: “Foi uma experiência muito rica e fantástica. Os alunos voltaram para suas casas com muitas ideias para qualificar as suas pesquisas”.

A II Jornada sobre Educação, Ética e Transição Energética reforçou o compromisso da PUC-Campinas com o debate acadêmico de temas fundamentais para o futuro, integrando ética, educação e sustentabilidade na busca por um mundo mais consciente e responsável.



Carlos Giacomeli
13 de dezembro de 2024