ESPORTE 4.0

As transformações tecnológicas e a constante captação de dados vem marcando as práticas esportivas de alto rendimento. Não é mais possível imaginar um atleta de ponta quebrando recordes sem as análises de desempenho e o auxílio de outros equipamentos. Assim como em outras áreas, no esporte, a tecnologia da informação, a internet das coisas e a automação se tornaram imprescindíveis para a busca da excelência. Neste episódio, debatemos de que forma estas tecnologias vem sendo aplicadas, quais seriam os limites de um esportista de ponta e as perspectivas para o futuro da prática esportiva para os amadores.

Convidados: Daniele Cristina Uchoa Maia Rodrigues – Diretora da Faculdade de Engenharia de Computação da PUC-Campinas e István de Abreu Dobránsky – Diretor da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas

Equipe: Adriana Almeida – jornalista, Patrícia Mariuzzo – jornalista e João Solimeo – editor do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas

Dicas do Olhar:

“O Homem que mudou o Jogo” – filme de 2011