Reitor da PUC-Campinas fala no Inova Trade Show sobre a importância do investimento em pesquisa
O evento de inovação é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI)
O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou da abertura do 8ª edição do Inova Trade Show, evento realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI) com o objetivo de promover e apresentar o que é desenvolvido na região de Campinas e o que faz dela um importante polo de ciência, de tecnologia e de inovação no Brasil. Na abertura, participaram também o Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, o Presidente da Campinas Inovadora, Eduardo Gurgel do Amaral, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi.
“Quero registrar a contribuição que nossas universidades têm dado. A Unicamp à frente da inovação e pesquisa, a PUC-Campinas à frente do processo da formação de mão de obra e de recursos humanos qualificados, sabendo que hoje nós vivemos um ambiente que há carência de mão de obra para alguns setores importantes para o empreendedorismo e inovação. Isso se torna um desafio para nossas instituições”, disse o Reitor.
“Quando nós falamos em inovação e empreendedorismo, isso não se dá a partir de uma ideia, simplesmente. Isso se dá a partir de recursos investidos na produção de conhecimento e tecnologia, em pesquisas nas universidades, nos institutos, nos centros tecnológicos. Os investimentos nesse setor são fundamentais”, completou.
Depois da abertura, a Gerente de Projetos da PUC-Campinas, Diane Teo de Moares, integrou o painel “Ecossistema de Inovação” apresentando o Programa Mescla e outras iniciativas da Universidade voltadas para pesquisa e inovação. Também participaram representantes do Inova da Unicamp, CNPEM e Instituto Eldorado.
Ela falou sobre a abertura de três novos cursos de graduação em 2022, voltados para áreas em que há grande demanda do mercado atual e com as necessidades atuais de formação de mão de obra sintonizada com as mudanças sociais, culturais e provocadas pelas novas tecnologias.
Também apresentou o Projeto Mescla e mostrou como o espaço de inovação e empreendedorismo da PUC-Campinas se adaptou às atividades on-line, já que foi inaugurado um pouco antes de começar a pandemia, envolvendo estudantes, professores, pesquisadores e empresas parceiras. Mas disse que a Universidade está na expectativa para voltar a receber atividades presenciais no próximo ano e aproveitar melhor o espaço especialmente concebido para essa finalidade de inovação, criação de novos produtos e serviços.
“E vamos abrir um novo Espaço Mescla no Campus II, onde funcionam os cursos da área da saúde, e que será voltado para inovações e soluções para solucionar problemas específicos desse setor”, disse.
O evento vai até dia 11, é on-line e gratuito. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Inova Trade Show 2021
Dia 10/11
14h às 16h – Painel: “Liderança na inovação: Empresas de impacto”
16h às 18h – Painel: O papel das startups na inovação
Dia 11/11
9h às 10h30 – Painel: ESG no setor de alimentos, bebidas e embalagens
10h30 às 12h – Painel: Agricultura de Baixo Carbono – Programa ABC+
14h às 16h – Painel: A sustentabilidade sob a perspectiva de empresas e ecossistemas de inovação
16h às 18h – Painel: IOT na transformação das cidades e dos negócios
Inscrições e mais informações em: https://inovatradeshow.com.br/