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O NOVO ENSINO MÉDIO


O ano de 2022 marca o início da implantação do Novo Ensino Médio no Brasil. Entre as principais diferenças, a possibilidade do estudante escolher entre 4 áreas do conhecimento ou um ensino técnico profissionalizante e o aumento da carga horária de, em média, 200 horas por ano. As mudanças que começam a ser implantadas ainda vem gerando dúvidas e incertezas. Neste episódio, traçamos as principais mudanças, as consequências, reflexos e perspectivas na formação dos jovens.

Convidados: Andreza Barbosa – Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e Rita Khater – Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Patrícia Mariuzzo – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio do Laboratório de Imagem e Som da PUC-Campinas

Dicas do Olhar:

“A reforma do Ensino Médio na contramão da democracia” – dossiê publicado em 2021 pela Revista Trabalho Necessário – https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/view/2497

“Revista Educação & Sociedade” – edição número 139 – https://www.scielo.br/j/es/i/2017.v38n139/

“O Novo Ensino Médio” – cartilha elaborada pela Rede Escola Pública e Universidade (REPU) – https://www.repu.com.br/_files/ugd/9cce30_fc446f35fc0e4ef390c2d904e05df7a3.pdf

“Reforma do Ensino Médio: cadê o conhecimento que estava aqui?” – live organizada pela REPU – https://www.youtube.com/watch?v=0BBAm8Bvsl0&t=3305s

“Projetos de Vida na Adolescência: uma Revisão Sistemática da Literatura” – artigo disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202020000300016&lng=pt&nrm=iso

“Os adolescentes e a ausência de um projeto de vida: um estudo sobre o perfil dos ‘nem-nem’” – artigo disponível em https://pt.scribd.com/document/406057982/Oenning-Lilian-Isana-Goncalves-Adolescentes-e-a-Ausencia-de-Projetos-de-Vida-Um-Estudo

“Projetos de vida de adolescentes do ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações” – artigo disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2006000100004



Pedro Visnardi
25 de fevereiro de 2022