60+ INTERGERACIONALIDADE
O afeto, o respeito e a convivência entre as gerações motivaram a exposição fotográfica “Intergeracionalidade”, organizada pelo Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas. Ela foi planejada no momento em que comemoramos internacionalmente o Dia da Pessoa Idosa, em 1º de outubro. As fotos aqui expostas foram produzidas pelos alunos 60+ do Vitalità e traduzem nas imagens o amor entre avôs e avós pelos seus netos e familiares.
Esta exposição, assim como outras ações do Vitalità, pretende contribuir para o combate ao idadismo, além de estimular a transformação social para a construção de uma cultura de valorização das relações intergeracionais.
A PUC-Campinas é a primeira Universidade Amiga do Idoso da América do Sul (integrante da Age Friendly Global Network). Por meio de projetos, cursos e oficinas de caráter inovador, com foco na promoção da cultura do envelhecimento ativo e potencial das relações intergeracionais, o Vitalità promove o conhecimento e a transformação social sobre questões que envolvem o processo de envelhecimento e longevidade.
Como exemplo de ações desenvolvidas pelo Vitalità destacam-se as intervenções em oficinas de fotografia oferecidas ao público 60+, como proposta para ensino de tecnologias e promoção das relações intergeracionais.
As oficinas de fotografia foram realizadas em junho de 2022, em parceria com o projeto de extensão “Vozes das juventudes”, desenvolvido pela profa. Cecília Toledo, da Faculdade de Jornalismo. Nas oficinas, os estudantes voluntários do Vitalità e do projeto de extensão puderam interagir com o público 60+ e ajudá-lo a explorar os recursos do aparelho celular para fazer fotos. O objetivo foi levar o público 60+ e também você a refletir sobre o significado do Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho de 2022.
Visite também a exposição virtual.
Muito obrigado pela sua presença nesta exposição.
Curadores:
Vanderlei Palandrani Junior
Cecília Toledo
Registro das Oficinas
As fotos foram feitas pelos participantes do Vitalità após as oficinas de fotografia realizadas em junho passado, em parceria com o projeto de “Vozes das juventudes”, desenvolvido pela profa. Cecília Toledo, da Faculdade de Jornalismo. Os estudantes voluntários do Vitalità e também do projeto de extensão participaram ativamente das oficinas.
Confira alguns momentos das oficinas nas fotos da estudante voluntária Lud Bianchi, do Vitalità.