Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Modalidade
EAD

Carga Horária
360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula

Duração
12 meses

Investimento
em até 24x de R$ 575,00
mais opções de pagamento

Objetivos

O curso de Especialização em ESG – Environmental, Social and Corporate Governance tem como objetivo formar profissionais aptos a estruturar e gerir ações de ESG nas organizações modernas. Ele visa desenvolver a capacidade analítica e a percepção estratégica das novas práticas relacionadas ao enfrentamento dos desafios socioambientais e aos padrões de governança corporativa. Objetiva analisar o cenário atual, as tendências do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade empresarial, além de apresentar as principais ferramentas e processos de internalização da sustentabilidade, desde o planejamento estratégico até os sistemas de gestão e auditoria específicos.

O curso apresenta como diferencial um corpo docente, formado por profissionais com sólida formação acadêmica e atentos às transformações do cenário empresarial. Ademais, haverá a participação de profissionais. Outro diferencial do curso se dá pela participação de profissionais de mercado.

Público Alvo

Profissionais graduados com interesse ou atuação em gestão em organizações privadas ou públicas. Destaque para os profissionais do Direito, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Engenharias e áreas afins.

Processo Seletivo

Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 05 e 06 de fevereiro de 2024 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e entrega de atividades pendentes)
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 17 de fevereiro de 2024

Documentos Necessários

Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), com data de conclusão anterior à data de matrícula do aluno na pós-graduação.

Cópias do RG e CPF.

No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail econ.pos@puc-campinas.edu.br.

IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.

Programa do curso

Bloco 1 – Desenvolvimento Sustentável
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
ESG: Contexto e Fundamentos 30
Legislação Ambiental 30
Conjuntura Econômica e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável 30
TOTAL Bloco 1 90
Bloco 2 – Competitividade Estratégica
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Estratégias de Negócios de Impacto Positivo e Inovação 30
Nature Based Solutions e o Desenvolvimento Sustentável 30
Economia Circular e Novos Modelos de Negócios 30
TOTAL Bloco 2 90
Bloco 3 – Governança Corporativa
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Gestão Estratégica, Sustentabilidade e Governança Corporativa 30
Gestão Financeira e Estratégias de Investimentos ESG 30
Gestão da Diversidade, Ética Empresarial e Investimento Social Privado 30
TOTAL Bloco 3 90
Bloco 4 – Organização Responsável
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Certificação e Auditorias: Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança 30
Análise do Desempenho Socioambiental, Gestão de Riscos e Relatórios ESG 30
Relacionamento com Stakeholders 30
TOTAL Bloco 4 90

O Curso de Especialização contempla o oferecimento de 12 disciplinas, totalizando 360 horas-relógio.

A Estrutura Curricular está organizada em quatro blocos, cada um contendo três disciplinas.

A duração do curso é de 12 meses.

Corpo docente

Glauce Almeida Figueira

Atualmente, sou professora doutora nos cursos de Pós-Graduação da PUC-Campinas, nos cursos de Extensão IE - Instituto de Economia - Unicamp e MBA FACAMP. Atuei como professora PED (Programa de Estágio Docente) no curso de Graduação em Ciências da Computação, nos cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Salesiano - UNISAL e Universidade Paulista - UNIP Campinas. Tenho experiência profissional em empresas, tais como Hewlett-Packard - HP e Banco HSBC nas áreas de Marketing, Administração, Economia e ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Título de Doutorado e Título de Mestrado em Desenvolvimento Econômico na área de Meio Ambiente pela Unicamp. Título de Especialista pelo CEAG - Curso de Especialização em Administração para Graduados pela FGV-EAESP e Título de Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Propaganda e Marketing pela ESPM. Experiência internacional como aluna convidada no Mestrado de Economia Internacional pela Universidade Friedrich-Alexander em Nuremberg - Alemanha. Pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade.

Clara Martins Leite

Especialista em ESG, Sustentabilidade e Investimento Social Privado com 18 anos de experiência. Formada em Ciências Sociais (UNESP) e com Mestrado e Doutorado (em andamento) em Desenvolvimento Econômico, com ênfase em Economia Ecológica (UNICAMP). Ao longo da minha carreira, atuei em grandes empresas nos setores de energia, mineração, petróleo e gás, transportes, papel e celulose e cosméticos, com atuação em 15 estados no Brasil e em Moçambique. Possuo experiência nas áreas de gerenciamento de programas socioambientais e de desenvolvimento territorial; estratégias de sustentabilidade corporativa; relacionamento com partes interessadas; elaboração de relatórios de sustentabilidade e de mercado de capitais; avaliação de resultados e impacto de projetos sociais. Atualmente, atuo como consultora em Sustentabilidade Corporativa e ESG.

Pedro Romanini Turra

Advogado e Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Carreira na advocacia desenvolvida no departamento jurídico de multinacional farmacêutica, startup na área de pagamentos e escritórios de advocacia. Prática profissional voltada ao Direito Empresarial, com atuação em questões societárias, contratuais e regulatórias. Professor nos cursos de Direito, Administração e Relações Internacionais da Unitá Faculdade. Professor no LLM em Direito Empresarial da FACAMP, no módulo sobre “Direito aplicado às Startups, arranjos societários e investimentos no ecossistema de inovação”. Professor na Pós-Graduação em Direito Tributário do Mackenzie, ministrando o módulo sobre Direito Societário. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Contratual do Proordem-Campinas. Mestre em Sustentabilidade pelo Centro de Economia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com tema de dissertação em Regulação, Direito Administrativo e Infraestrutura no setor de Energia. Cursou extensão em Compliance e Governança Corporativa no Insper. Pós-Graduado (MBA) em Gestão Empresarial e Graduado em Direito (com ênfase em Direito Empresarial) pela FACAMP. Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP sob o nº 363/765. Vice-Presidente da Comissão de Inovação e Startups da OAB/Campinas. Membro da Comissão de Estudos em Recuperação Judicial e Falências da OAB/Campinas.

Nathalia Bassoli Minari

Minha formação acadêmica tem como base as Ciências Biológicas (PUC-PR), e é complementada por Especialização em Análise Ambiental (UFPR) e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), além de, atualmente, ser Doutoranda em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Em minha trajetória acadêmica, desenvolvi pesquisas sobre políticas públicas ambiental e climática, áreas protegidas e instrumentos de planejamento e ordenamento territorial. Atualmente, apoio o secretariado executivo da revista interdisciplinar Ambiente & Sociedade - SciELO (Qualis A1). Em paralelo à academia, atuo no terceiro setor como Consultora de Projetos, apoiando a elaboração e execução de diversas iniciativas relacionados à agenda verde e de baixo carbono, visando facilitar sua implementação em governos subnacionais. Também, apoiei a elaboração de estudos técnicos, nas temáticas de conservação da biodiversidade, espécies vulneráveis, áreas protegidas, comunidades indígenas e tradicionais, usos de recursos hídricos e saúde ambiental, e participei de iniciativas de educação engajamento e sensibilização ambiental.

Marcelo Souza Fox

Químico e engenheiro de produção mecânica; MBA em administração pela FGV; MBA em Estratégia pelo Instituto Universitário de Lisboa; Pós MBA em Tendências e inovação pela Inova Business School; Formação para Conselheiro de Administração pela Inova Business School; Mestre de administração pelo Instituto Universitário de Lisboa, especialização em transformação Digital pelo MIT e em Economia Circular pela Universidade de Berkeley. Atualmente, sou CEO da Indústria Fox – Economia Circular, presidente do Conselho de Administração da Ilumi Materiais Elétricos, escritor, palestrante, conselheiro e diretor de Meio Ambiente do CIESP Jundiaí.

Paolo Edoardo

Doutor em Administração de Empresas - Mackenzie (2018), Mestre em Administração de Empresas - Mackenzie (2012), Especialização em Administração de Marketing - Mackenzie (2008) e Graduação em Direito - FAAP (2004). Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) da FACAMP, onde também exerce a função de Coordenador do Curso de Graduação em Administração. Professor nos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) do Mackenzie e da UNISAL. Ministra disciplinas voltadas para as seguintes áreas: Administração Estratégica, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Processos, Negócios Internacionais e Metodologia Científica. Orienta alunos durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao todo foram 235 TCCs orientados em cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), 22 TCCs em cursos de Graduação e 3 artigos em processos de Iniciação Científica. Como pesquisador, é integrante de 3 grupos/projetos de pesquisa, revisor em 13 periódicos acadêmicos, autor de 61 artigos científicos (26 em periódicos e 35 em eventos). Além da experiência acadêmica, atua na carreira corporativa como Diretor Administrativo da Empresa Dante Causa Cidadania e como Consultor no setor do Agronegócio.

Adilson Bassan

Profissional multidisciplinar com vasta experiência em atuação executiva na área de Finanças e Controladoria. Atualmente, é Consultor na área de Finanças e Gestão de Custos e Preços. Professor nos cursos de Graduação e Especialização e Palestrante. Diretor executivo na ABassan Treinamentos e Diretor na AARC – Associação dos Administradores da Região de Campinas. Mestre em Sustentabilidade pela PUC Campinas, MBA em Gestão de Negócios pelo INPG, Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas e Graduação em Administração pela PUC-Campinas.

Rogério Romano

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional com ênfase em Capital Psicológico; mestre em Psicanálise em Educação e Saúde; possui graduação em Recursos Humanos, Direito, Pedagogia e História e é pós-graduado em Saúde e Educação. Tem MBA em Gestão de Pessoas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Comunicação e em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação. Tem MBA em Marketing e Vendas, é professor universitário de pós-graduação e graduação, gestor de projetos e Programas Sociais na Secretaria de Assistência Social de Jacareí - SP, consultor na Academia Brasileira de Gestores, Master Coaching - Sociedade Brasileira de Coaching e Trainer em Analista de perfil Comportamental – Profiler – UFMG. É analista Alpha – Sociedade Brasileira de Coaching, Congressista e Palestrante e autor do livro – Desenvolvimento Humano – Carreira e Empregabilidade. Possui mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de pessoas, processos, treinamentos e desenvolvimento de equipes.

Emílio Mesa Junior

Profissional com 38 anos no mundo corporativo, áreas técnicas e gestão. Graduação em MBA, Gestão da Qualidade e Produtividade, Pós-Graduação e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em especialização em Gestão Empresarial e Planejamento Estratégico, com Graduação em Engenharia de Produção e Eletrotécnica. Também com Especialidade Profissional em Gestão da Qualidade em Projetos, Lean Manufacturing e TPM, Green e Black-belt Six Sigma, ISO Auditor de sistemas de gestão – 9001/14001/45001 e Auditoria VDA 6.3 AIAG. Como Educador, tem dez anos lecionando na ETEC Bento Quirino e, desde 2016, nos cursos de graduação e pós-graduação UNIP Campinas, também é educador voluntário na Fundação Siemens. Profissionalmente com atuação Quality Manager em Projetos, Avaliador PNQs- MEGSA-ESG; gestão industrial e QEHS, gestão de fornecedores. Como Autor, tem dois artigos publicados: Gestão do Conhecimento ABEPRO,XXXI ENEGEP / XVII ICIEOM e Metodologia A3 para solução de problemas - ABEPRO CONBREPRO. E também duas coautorias, Transformer Self Protector – Revista Enershow e Revista Eletricidade Moderna e Manual de Lições aprendidas em SST ISO 45001. Tem experiência internacional em Crompton Greaves Nasik Índia – Transferência de Tecnologia e Processos; Siemens USA – Jackson MS – Workshop da Qualidade e Melhoria de Processos; Vasile Argentina – Buenos Aires – Auditoria e desenvolvimento de produtos e processos; Partluz Uruguay – Montevidéu – Auditoria e desenvolvimento de fornecedores.

Davi Lucas Arruda de Araújo

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Administrador graduado pela Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/FAL). Atuou no segmento de franquias de escolas de idiomas como coordenador e assistente administrativo; no segmento hospitalar como assistente financeiro; e como comprador no Serviço Social do Comércio (SESC/AL). É Professor nos cursos de Graduação em Relações Internacionais e Administração nas Faculdades de Campinas (FACAMP), nas Graduações Tecnológicas do Centro Universitário Senac (SENAC/SP), nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie e nos cursos de Especialização EAD na PUC-Campinas. Também é Professor-pesquisador vinculado ao Mestrado Profissional em Administração de Empresas na Universidade Ibirapuera na linha de pesquisa em Estratégia de Sustentabilidade e Inovação. Paralelamente às atividades de docência, atua como consultor empresarial na DLAA Consulting. Atua também como revisor de periódicos e eventos nacionais e internacionais na área de administração de empresas. Possui experiência de pesquisa nas temáticas de estratégia empresarial, gestão da inovação, gestão de operações e sustentabilidade.

Coordenador

SIVALDO DONIZETTI TEODORO

Vídeos

Perguntas Frequentes

Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.

Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.

Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.

Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.

  • Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
  • Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
  • Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
  • O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.

A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.

Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://www.puc-campinas.edu.br/pos/.

Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.

Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.

Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.

BLOG

Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada

Compartilhe:


Central de Relacionamento

(19) 97136-1803 – Whatsapp

3343-7446
3343-7247
3343-7076

Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!

Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.

Investimento

24 parcelas de R$ 575,00
12 parcelas de R$ 1.021,00
R$ 11.027,00 (à vista, com desconto)

Valores válidos para 2025

Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)

AVISO:  A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não pode ser alterado depois da assinatura do contrato.

Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).

Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;

2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.

TENHO INTERESSE


Quadro de Normas

1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;

2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;

3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;

4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;

5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;

6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.

Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.