Programa da Universidade oferece apoio à área de Tecnologia da Informação

O objetivo é a formação qualificada para talentos em situação de carência econômica

A PUC-Campinas iniciou em junho deste ano o Programa PARA TI, uma parceria com diversas organizações para incentivar a formação qualificada em cursos da área de Tecnologia da Informação de talentos que estão em situação de carência econômica.

O PARA TI é um programa social, de caráter permanente, que também atende à demanda crescente por profissionais qualificados na área de TI. Os selecionados recebem um incentivo de 100% do valor da mensalidade durante todo o curso. Os cursos participantes são Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Negócios Digitais e Ciência de Dados. Um novo processo de seleção será aberto em breve para atender estudantes a partir do primeiro semestre de 2023.

O candidato interessado participa do Processo Seletivo do Programa por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no período entre 2018 e 2021. É necessário que o candidato tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, nota superior a zero na redação e que comprove perfil de carência econômica, por meio do envio de documentos específicos que demonstrem que ele e o grupo familiar possuem patrimônio compatível à renda bruta per capita familiar que não exceda ao valor de três salários mínimos.

A partir da seleção dos candidatos por meio de desempenho no ENEM, é feita uma publicação da lista dos classificados e pré-selecionados para posterior análise documental e entrevista. Após a entrevista, é feita a divulgação do resultado final.

Além do apoio das empresas participantes aos selecionados, o PARA TI também tem o objetivo de envolver e aproximar as organizações dos futuros profissionais de TI, por meio de apoio para a formação, de oportunidades de estágios e de acompanhamento acadêmico.

“O talento apoiado por uma empresa, desde o início do curso, já pode ser envolvido em desafios propostos por ela durante os projetos que desenvolve na graduação. Isso possibilita uma maior disseminação de sua cultura organizacional e uma maior aproximação da academia em busca de novos talentos. Já o talento apoiado tem a oportunidade de ter uma formação qualificada e de ser inserido no mercado de trabalho”, disse Profa. Me. Sílvia Cristina de Matos Soares, Diretora da Faculdade de Engenharia de Software, que oferece os cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Negócios Digitais e Gestão de TI.

Marcelo Andriotti
25 de novembro de 2022