Estudantes de Engenharia fecham semestre com apresentação de protótipos

Equipes dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e Química trouxeram seus projetos e apresentaram para banca composta por professores

Estudantes de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e Química apresentaram nesta sexta-feira (23) seus protótipos de projetos, desenvolvidos no componente curricular de Física da Eletricidade e Eletromagnetismo. A atividade foi realizada durante toda a manhã e é voltada para a curricularização da extensão.

Primeiramente, aconteceram as apresentações dos estudantes de Engenharia Civil e Mecânica. Os grupos trouxeram várias soluções desenvolvidas a partir do conhecimento adquirido em aula. Entre eles, um carro de controle remoto que recebeu uma placa para gerar energia ao receber luz; um transformador caseiro e uma garagem com sensor para identificar se a vaga está vazia ou ocupada.

A apresentação de cada projeto durou em média cinco minutos. Depois, os grupos foram levados à sala ao lado, onde estavam seus protótipos, para explicar o funcionamento de cada equipamento para a banca avaliadora e os demais alunos.

Em um segundo momento, foi a vez dos estudantes de Engenharia Química e Elétrica apresentarem suas soluções. Muitos projetos foram desenvolvidos: um modelo de circuito elétrico; um protótipo de rádio AM; um jogo para o público 60 + e um equipamento que detecta o calor e emite um aviso sonoro, que pode ser usado como alarme de incêndio.

A atividade foi bastante elogiada pelo Prof. Me. Geraldo Magela Severino Vasconcelos, diretor da Faculdade de Matemática, que organizou o evento. “O balanço foi bem produtivo. Estamos trabalhando a curricularização da Extensão. Os alunos apresentaram projetos legais. Claro, são estudantes de anos iniciais, mas que mostram uma aplicabilidade boa, tanto para a sociedade como para entendimento dos conceitos”, explica.

Confira mais imagens das apresentações:

Carlos Giacomeli
26 de junho de 2023