Psiquiatra doará o seu acervo com cerca de três mil livros das áreas de psiquiatria e psicologia clínica e social.

Nesta terça-feira, dia 9 de maio, o reitor da PUC-Campinas, professor e padre Wilson Denadai, receberá o psiquiatra Maurício Knobel para uma visita de reconhecimento aos Campi I e II da Universidade. O objetivo da visita é apresentar a Knobel as novas instalações da instituição que passou por diversas transformações em sua infra-estrutura desde o tempo em que o psiquiatra deixou de lecionar na Pós-Graduação em Psicologia, em 1990.

Knobel manifestou, recentemente, a intenção de doar para a PUC-Campinas todo o seu acervo das áreas de psiquiatria e psicologia clínica e social, composto por cerca de três mil livros, dentre eles a obra completa de Sigmund Freud em três versões: traduções em inglês, português e espanhol. A disposição da Universidade de ajudá-lo a organizar o acervo a ser doado, facilitando os trâmites burocráticos do processo, além do fato de ter tido o reitor Wilson Denadai como seu aluno na pós em Psicologia, influenciaram o psiquiatra em sua escolha pela Universidade.

Maurício Knobel nasceu na Argentina, onde se formou em medicina e se especializou em psiquiatria. Veio para o Brasil, em 1976, fugindo da ditadura militar em seu país. Em 1977 foi convidado pelo então reitor da PUC-Campinas, José Benedito Barreto Fonseca, para ocupar a coordenação e a cadeira de professor titular da Pós-Graduação em Psicologia, posição que ocupou até 1990.

Serviço

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, para o qual será doado o acervo pessoal de Maurício Knobel, coordena oito bibliotecas espalhadas pelos campi I, II e Central da Universidade, onde estão reunidos cerca de 280 mil exemplares de livros, monografias, dissertações, teses e relatórios acadêmicos, 8.600 títulos de periódicos e mais de 275 mil fascículos, cerca de 4 mil fitas e CD-Roms. O SBI disponibiliza para os alunos de graduação e pós-graduação em torno de 200 mil bibliotecas digitais e bases de dados nacionais e internacionais. O acervo geral do sistema é também aberto, para consultas, ao público externo. Mais informações sobre as bibliotecas da PUC-Campinas podem ser obtidas pelo endereço //www.puc-campinas.edu.br/biblioteca/index.asp.

8 de maio de 2006