Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professores da PUC-Campinas recebem treinamento para uso de iPad em salas de aula

Especialistas em ensino de tecnologias Apple ministram as aulas até outubro

Professores da PUC-Campinas estão participando de um treinamento para utilização de iPads para atividades acadêmicas e profissionais em diversas áreas. O curso, realizado pela Sejunta, empresa especializada em ensino de tecnologias Apple, credenciada pela empresa norte-americana, está sendo realizado no Espaço Mescla do Campus I, com a participação de 25 docentes.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Inovação em parceria com a Escola de Linguagem e Comunicação, especificamente com o curso de Publicidade e Propaganda, e começou no dia 19, sendo realizada por quatro semanas consecutivas, sempre às terças-feiras. O treinamento vai até 10 de outubro.

“O objetivo é fazer teste do uso dos Ipads em sala de aula com as ferramentas disponibilizadas pela Apple, considerando que o curso de Publicidade tem algumas especificidades e que requer alguns equipamentos e alguns softwares diferentes de outros cursos, e que exigem, talvez, um pouco mais do iPad. A ideia é que os professores sejam capacitados para usar isso em sala de aula, a ferramenta de equipamento; e que a gente faça uma avaliação para saber se elas atendem aos nossos projetos, para que a gente consiga incorporar uma tecnologia em sala de aula. Isso está dentro de um programa de pensar no híbrido também como tecnologia no presencial. Quando a gente fala de ensino híbrido, a gente não está falando só de metade na faculdade, metade em casa, metade físico ou metade em modelo on-line. A gente está falando justamente da possibilidade de ter físico e digital contribuindo para a aprendizagem do aluno”, diz a Profa. Dra. Camila Brasil, Pró-Reitora de Inovação da PUC-Campinas.

“A gente entende que o desenvolvimento profissional envolve tanto a parte tecnológica e pedagógica quanto no desenvolvimento técnico. Fazemos cursos também para essa aplicação profissional, mas, a princípio, esse primeiro treinamento na PUC-Campinas será voltado especificamente para a área pedagógica”, disse Guilherme Camargo, da Sejunta.

A empresa atua em todo o Brasil e outros países, mas essa é a primeira vez que é feito o trabalho com a PUC-Campinas. “Temos parcerias com várias escolas e universidades para trabalhar na inserção da tecnologia. Não é só trazer os equipamentos, mas formar o professor e mostrar como aplicar essas tecnologias nas metodologias de ensino”, disse Pedro Cacique, da Sejunta.

Todos os professores participantes recebem um iPad para utilização até o final do curso. “Eles poderão usar inclusive para o uso pessoal, pois o objetivo é que ganhem familiaridade com o equipamento e a tecnologia”, disse Guilherme. O treinamento vai desde o uso básico do equipamento, das ferramentas, tecnologias até às metodologias em sala. No último módulo, os professores poderão iniciar os temas de maior interesse.

Os participantes também receberão uma certificação internacional oferecida pela Apple, a Apple Teacher, que permite receber os conteúdos para colocar em prática a integração da tecnologia na sala de aula.

“A intenção é trazer mais tecnologia para sala de aula e essas tecnologias têm que, obviamente, ter resultados, ter uma intencionalidade pedagógica. Elas têm que fazer alguma coisa que ajude na aprendizagem do aluno, que venha somar ao que a gente faz hoje. A ideia é que seja um piloto para a gente entender como isso se comporta nesse curso. Mas esse programa de inserir mais tecnologia tem um objetivo maior, ao longo dos anos, de incluir todos os cursos. Não significa que se esse for um sucesso nós vamos adotar o iPad para todos os cursos, pelo contrário, a ideia é observar a especificidade de cada área, de cada curso e os dispositivos tecnológicos que melhor se enquadram para a formação do aluno naquela área, que podem ser bastante específicos”, disse a Profa. Camila.



Marcelo Andriotti
20 de setembro de 2023