O Centro de Saúde (CS) Ipaussurama, unidade escola que auxilia na capacitação de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia e Farmácia da PUC-Campinas recebeu investimento de cerca de R$ 220 mil para a adequação do seu espaço físico. A cerimônia de inauguração do CS será amanha (sexta-feira), às 8h30 e contará com a presença do Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva e do reitor da PUC-Campinas, padre Wilson Denadai.

Atualmente a PUC-Campinas conta com 25 projetos de extensão que são desenvolvidos por professores de vários cursos da Universidade e envolvem cerca de 120 alunos Bolsistas e dezenas de voluntários. As atividades são gerenciadas pela Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT).

As ações, cursos, eventos e serviços da extensão articulam o ensino e a pesquisa em atividades que valorizam a cultura local de cada comunidade, socializando o conhecimento e contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária. Todos os projetos têm em comum a marca da inclusão social.

Os trabalhos extensionistas são realizados, principalmente em dois Núcleos Territoriais de Extensão, delimitados na Região Metropolitana de Campinas (RMC): Igreja Nossa Senhora Guadalupe e Catedral Metropolitana de Campinas.

Por meio da PROEXT alunos e professores extensionistas das Faculdades de Direito, Educação Física, Comunicação Social, Administração poderão utilizar o Centro de Saúde Ipaussurama para atendimento aos diferentes grupos sociais da comunidade. “A atenção à saúde das pessoas reclama atitude abrangente, que as considere em todas as dimensões de sua experiência de vida”, explica o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo de Tarso Barbosa Duarte.

O Centro de Saúde Ipaussurama atende cerca de 150 pessoas por dia com duas equipes de Saúde da Família. São oito agentes de saúde para dar atendimento a cerca de 3 mil famílias. O CS Ipaussurama conta hoje com 50 funcionários da Prefeitura, quatro funcionários da PUC-Campinas, 12 docentes do Centro de Ciências da Vida (CCV) da Universidade em atividades de ensino e três professores em Projetos de Extensão com alunos bolsistas e voluntários.

Desde de 1981 a PUC-Campinas está presente na vida dos usuários do Centro de Saúde Ipaussurama. Os alunos de nove dos 10 cursos que integram o Centro de Ciências da Vida (CCV) realizam estágio nos Centros de Saúde do Distrito Noroeste, sendo que há uma parceria entre a Universidade e a prefeitura nos Centros de Saúde Ipaussurama, Integração (antigo Castelo Branco) e Dr. Pedro Agapio de Aquino Neto (Balão do Laranja).

A parceria consiste da contratação de profissionais da Universidade para trabalharem nessas unidades. “É fundamental a inserção dos alunos no local onde ele poderá trabalhar, além do contato com a comunidade e com o atendimento SUS, sobretudo a inserção da Universidade nas redes básicas de saúde, que pelos próprios dados da prefeitura, a PUC-Campinas é a universidade que mais atua nos centros de saúde da cidade”, explica o diretor-adjunto do CCV, José Gonzaga Teixeira de Camargo.

Centro de Saúde Ipaussurama

Avenida Márcio Egídio de Souza Aranha, 351, Jardim Ipaussurama

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Especialidades atendidas: clínica médica, pediatria, médico da família e ginecologista.

Informações: (19) 3269-2229 e 3268-8142

Portal Puc-Campinas