PUC-Campinas recebe representante da Universidade Estadual de Baden-Württemberg, da Alemanha

Pró-Reitoria de Inovação e DRE receberam docente alemão e alinham parceria para 2024

A PUC-Campinas recebeu, nesta terça-feira (12), no Campus I da Universidade, o Prof. Dr. Joachim Woelle, coordenador do departamento de Economia e Gestão de Saúde, na Universidade Estadual de Baden-Württemberg (DHBW), da Alemanha. O docente conheceu a estrutura da Universidade e participou de reunião para alinhar pontos de interesse para parcerias entre as instituições.

A universidade alemã possui nove campi, no estado de Baden- Württemberg, próximo às fronteiras com a França e Suíça, e atende mais de 30 mil estudantes. O campus, onde o professor coordena trabalhos, fica na localizado na cidade de Lörrach, onde está sediado o curso de Gestão em Saúde.

Participaram da reunião a Pró-Reitora de Inovação, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos; o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Coordenador do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas; o Gerente Executivo de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação, professor Renato Manzano; o assistente de Relações Internacionais, Evandro Marcelino Martins; e o Prof. Me. Celso Pedroso de Campos Filho, da Faculdade de Administração.

O professor Joachim Woelle apresentou aos docentes da PUC-Campinas um pouco da atuação da universidade alemã, bem como as modalidades, o ensino no país e as parcerias com empresas realizadas por lá. Ele também adiantou o interesse em estabelecer parcerias, já que a universidade já conversa com outras 200 instituições em todo o mundo.

Os representantes da PUC-Campinas também apresentaram o potencial de parcerias da Universidade e já iniciaram conversas para um programa de intercâmbio no estilo “summer school” – com duração de duas a três semanas, com a participação de empresas. Os detalhes estão sendo preparados, mas a proposta é contemplar o potencial acadêmico e cultural das duas regiões – de Campinas e de Lörrach, para que os estudantes possam ter uma experiência em várias frentes durante o período. A ideia é que o programa seja colocado em prática já no ano que vem.

“Eles têm um modelo bastante diferente, de ensino dual, que mescla bastante prática com a teoria, então, temos bastante interesse em entender isso, porque pode ser um modelo muito inovador e muito adequado para o Brasil. Também é importante porque é uma universidade estadual, que tem valores muito próximos dos nossos: sustentabilidade, internacionalização, são muito parecidos com os nossos princípios, os nossos eixos estratégicos, e é uma Universidade que não tem ainda nenhuma parceria no Brasil, o que confere um diferencial para os nossos alunos e também abre a possibilidade do intercâmbio de docentes”, acrescenta a Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, Pró-Reitora de Inovação.

“A parceria com a Duale Hochschule Baden-Württemberg será muito bem-vinda, pois trata-se de uma instituição que oferece a todos os seus estudantes de graduação programas que unem estudos acadêmicos e trabalho em grandes e médias empresas alemãs. Nesse primeiro momento vislumbramos a possibilidade de oferecer aos alunos da PUC-Campinas programas de curta duração, de 2 a 3 semanas, no campus da DHBW, em Lörrach, cidade situada perto da fronteira alemã com a Suíça e a França. Em contrapartida, em um segundo momento, a PUC-Campinas ofereceria um programa análogo aos alunos alemães, com atividades acadêmicas e culturais, dentro e fora dos campi da Universidade”, adianta o professor Carlos Eduardo Pizzolatto.

“Ainda não temos uma parceria com o Brasil, um país com uma economia muito forte, grande e importante no cenário global. E para nós, na Alemanha, será não só um grande prazer interagir com a PUC-Campinas, mas também algo muito importante para os nossos estudantes. Vamos trabalhar junto com os nossos colegas aqui da PUC-Campinas e esperamos montar um programa de intercâmbio mútuo. Esse é nosso objetivo”, explicou o professor Joachim Woelle.

Carlos Giacomeli
13 de dezembro de 2023