A coleção foi iniciada com pesquisa e coleta de peças pelo Prof. Desidério Aytai, quando era coordenador do Museu Universitário da PUC-Campinas. Outra pesquisadora que esteve envolvida com esse acervo, a Prof. Laura Della Mônica, umas das mais importantes folcloristas do Brasil. Dentre suas inúmeras contribuições, assinou as notas a partir da oitava edição do Dicionário do Folclore Brasileiro.
Enquanto pesquisadora vinculada a PUC Campinas desenvolveu um trabalho singular junto as Figureiras de Taubaté com o tema “Cerâmica Figurativa do Vale do Paraíba”. A pesquisadora dedicou-se sobretudo, a compreensão do saber fazer e a representação figurativa das mulheres do Vale do Paraíba.
Atualmente, esse acervo conta com aproximadamente 190 itens ente cerâmica figurativa, utilitária, lamparinas, matrizes de xilogravuras, etc. O acervo apresenta múltiplas possibilidades de leitura que tangeiam a representatividade do patrimônio material e imaterial.
Adentra ainda essa coleção o acervo da Pesquisa da Professora Regina Márcia Moura Tavares – “Brinquedos Populares” – composta por brinquedos selecionados de acordo com a sua origem, recursos, metodologias e formas de coleta, como também pela característica do material empregado na sua confecção.
Estes brinquedos, que fazem parte do conjunto, são resultado de um trabalho desenvolvido em escolas, instituições e diferentes segmentos tanto das comunidades da Região de Campinas, como da comunidade interna da própria Universidade com a participação de alunos de diferentes faculdades, funcionários, professores e seus familiares. Estes brinquedos foram confeccionados ou adquiridos em atividades de oficinas, práticas demonstrativas, durante ou após entrevistas com crianças, jovens, adultos e idosos com profissionais do MUSEU UNIVERSITÁRIO e alunos da PUC-Campinas de diferentes faculdades da PUC-Campinas.
O conjunto de “Brinquedos” e “Modelos Pedagógicos” é resultado de ações educativas do Museu ao longo do tempo, como resultado de oficinas e atividades pedagógicas. Por se tratar de maquetes, matérias-primas e brinquedos tradicionais reinventados em materiais diversos reaproveitados e reciclados, este conjunto foi reconduzido e utilizado em sua potencialidade pela Brinquedoteca desta Universidade, servindo de referência para reflexões e ações pedagógicas, como a própria criação de brinquedos artesanais, despertando o interesse de diferentes públicos para o brinquedo artesanal, tanto como simples objeto lúdico como objeto portador de significados sócio-culturais.
A Professora Regina Márcia, desenvolveu ao longo das décadas de 1980-1990 um amplo conjunto de pesquisas e atividades que buscaram articular estratégias para a valorização da Memória Lúdica Infantil, documentando, incentivando o resgate e a recriação de brinquedos e brincadeiras que fazem parte do cotidiano de nossas comunidades ou lhes servem como referencial.