O Laboratório de Biotecnologia Celular da PUC-Campinas possui infraestrutura para o cultivo de células e sua caracterização a nível molecular. Possui cabine biológica de fluxo laminar, estufa de CO2 para cultura celular, microscópio invertido com captação de imagem, centrífuga, balança analítica, equipamento de água ultrapura, autoclave e estufa de secagem de materiais, leitora/lavadora de microplacas (ELISA), nanoespectrofotômetro, fluorímetro para quantificação de DNA/RNA/Proteína, termociclador, equipamento para RT-PCR quantitativo e, citômetro de fluxo.
Localizado na Escola de Ciências da Vida – Bloco C41 (Campus II), este laboratório multiusuário é compartilhado com a comunidade interna e externa à PUC-Campinas, por meio do estabelecimento de parcerias para estudos, pesquisas e pesquisas aplicadas.
EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
Citômetro de fluxo
A citometria de fluxo permite a avaliação de características morfológicas e funcionais de células. É uma técnica amplamente empregada na rotina clínica e na pesquisa. O equipamento detecta partículas por meio da dispersão da luz que incide sobre elas e através da captação da fluorescência emitida por corantes ligados à superfície ou no interior das células.
Aplicações
- Fenotipagem celular
- Ensaio de Ciclo Celular
- Ensaio de Apoptose e Necrose celular
- Ensaio de Proliferação celular
- Ensaio de Viabilidade celular
- Ensaios funcionais
- Ensaios de Metabolismo e Estresse Oxidativo
- Ensaios de Senescência celular
- Cytometric Bead Array (CBA)
Equipamento para RT-PCR quantitativo
O PCR em tempo real quantitativo é uma tecnologia empregada na detecção e medição de produtos gerados durante cada ciclo do processo de reação de cadeia de polimerase (PCR) baseada em fluorescência.
Aplicações
- Determinação absoluta e relativa de alvos
- Detecção de variantes de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP)
Microscópio ótico invertido com captação de imagem
O microscópio óptico invertido é um microscópio com sua fonte de luz transmitida e condensador localizados acima da platina e as objetivas e o carrossel de filtros encontram-se abaixo da platina, permitindo a visualização de amostras biológicas, observação de células vivas ou organismos na parte inferior de um recipiente maior, como garrafas de cultura.
Aplicações
- Captação de imagens de ensaios celulares
Comitê Gestor (2024-2026)
Profª. Drª. Alessandra Gambero
Profª. Drª. Giovanna Rosa Degasperi
Profª. Drª. Livia Aparecida Davila Bitencourt Pascoal Biazzo
Prof. Dr. Augusto Etchegaray Junior