O mundo do empreendedorismo é bastante complexo e cheio de desafios. À primeira vista, é praticamente impossível se orientar em meio a todas as exigências do mercado. Porém, não faltam materiais que nos ensinam a como lidar com esses desafios, incluindo vários filmes e séries sobre empreendedorismo.
Sejam relatos reais de sucesso ou histórias fictícias, há sempre alguma lição que podemos aprender e incorporar na gestão de negócios. Além, é claro, de aproveitar o entretenimento que elas oferecem. Basta observá-las com um olhar crítico.
Veja aqui algumas das melhores séries sobre empreendedorismo para se inspirar!
1. O Sócio
Um bom conhecimento de gestão é suficiente para tirar qualquer empresa do buraco. É isso que acontece em cada episódio do reality show O Sócio. Nele, o empresário Marcus Lemonis vai a pequenas empresas que estão passando por maus bocados, investe nelas e faz uma renovação.
A grande lição aqui é a importância da visão de um bom gestor para o sucesso de qualquer negócio. Saber não apenas sobre o produto e seu desenvolvimento, mas também como alcançar o público certo, gerenciar sua equipe e administrar bem seus recursos.
Mesmo quando Marcus compra a empresa por inteiro, ela cresce e os antigos donos conseguem comprá-la de volta no futuro. Uma relação em que todos saem ganhando.
2. House of Cards
Lidar com disputas e conflitos políticos é algo que já faz parte do mundo do empreendedorismo, mesmo que indiretamente. Afinal, gerir um negócio quase sempre envolve negociar com pessoas de diferentes perspectivas e com diferentes objetivos.
Muitas séries sobre empreendedorismo também falam sobre essa questão. Isso é algo que você observa bastante em House of Cards, uma série que conta a história de um político dos Estados Unidos em busca de se tornar o homem mais poderoso do país.
Mesmo que as suas metas não sejam tão exageradas, é sempre bom lembrar a importância de ter motivação, persistência e ambição no mundo do empreendedorismo. Além, é claro, de todo o jogo que faz parte dessa jornada. Seja qual for seu objetivo, você terá que negociar e ceder de um lado para ganhar mais a longo prazo.
3. Shark Tank
Todos sabem como grandes investidores e gestores podem ser cruéis na hora de avaliar propostas de negócios. Isso fica ainda mais claro no reality show Shark Tank. Nele, quatro grandes investidores recebem vários pequenos empreendedores com ideias de produtos ou negócios, mas que precisam de um empurrão. E cabe a eles convencer os “tubarões” a oferecerem sua ajuda.
O entretenimento de ver todos negociando é o que atrai, mas esse programa também vem carregado de lições sobre empreendedorismo, como a importância de saber montar sua proposta e apresentá-la com confiança — especialmente para investidores. Já ocorreram casos de propostas de esquemas de pirâmide derrubadas na hora pelos investidores.
O programa está disponível no Prime Video, tanto em sua versão brasileira quanto na original americana.
4. Som na Faixa
A Spotify é uma das maiores empresas no mundo da música da atualidade. Com seu serviço de streaming, ampliaram o acesso do conteúdo musical ao redor do mundo para muito mais pessoas por um preço mais acessível. E essa história é retratada na minissérie Som na Faixa, disponível na Netflix.
O documentário em si é baseado no livro Spotify Inifrån, que conta quais foram os primeiros passos no desenvolvimento do maior aplicativo de música do mundo. Não só suas ideias, mas também a resistência gerada por seus concorrentes, como a Apple. Uma série sobre empreendedorismo que mostra que, mesmo com uma boa ideia, ainda é necessário esforço e empenho.
5. Suits
Quando uma pessoa nova chega a uma organização, é quase certo que provocará algumas mudanças, tanto para bem quanto para mal. É esse tipo de história que você encontra em Suits, série americana disponível na Netflix.
Ela conta a história do advogado Harvey Specter e sua equipe, que precisam negociar e disputar influência dentro da empresa após a chegada de um novo sócio. O drama é bem evidente, com alianças se formando e dissolvendo, traições e conflitos de interesses.
A grande lição desta série é a importância de enxergar além das soluções óbvias e até mesmo quebrar algumas regras, mas sem quebrar a lei. Se você olhar com cuidado, pode encontrar novas possibilidades e até se dar conta de que algumas limitações não são reais.
6. The Dropout
Nem todas as histórias e séries sobre empreendedorismo contam histórias de sucesso. Algumas também falam sobre erros catastróficos e até planos maliciosos. Esse é o caso da série The Dropout, disponível hoje no Star+.
Ela retrata a história de um dos maiores escândalos da indústria de saúde no mundo. Elizabeth Holmes, criadora da Theranos, criou uma empresa bilionária de exames de sangue, mas, posteriormente, foi comprovado que seu método não funcionava. A empresa ruiu imediatamente e Holmes ficou sem nenhum tostão.
Essa série é mais um alerta sobre a importância de ter um produto sólido. Por mais que você consiga vender um produto baseado em suas habilidades de marketing, ele ainda precisa entregar resultados. Caso contrário, tudo que você criou, pode ruir.
7. The Office
Para finalizar essa lista, por que não algo um pouco mais leve? E é exatamente isso que você encontra em The Office, série de comédia sobre o ambiente de trabalho em escritório que já se tornou um grande clássico da televisão.
Toda a história se passa dentro do escritório da empresa de papéis Dunder Mifflin, mostrando o dia a dia dos colaboradores, suas relações e como conduzem seu trabalho. A série simula um estilo de documentário e traz um tom sério que contrasta com o conteúdo irreverente.
Em termos de empreendedorismo, The Office é uma grande lição sobre o que não fazer. Ainda assim, ela também revela a importância de uma boa liderança e como ela pode levar todos a serem mais produtivos. Você pode assistir essa série na Netflix, Amazon Prime ou na Paramount+.
Com essas séries sobre empreendedorismo, você já tem bastante material para se entreter e aprender ao mesmo tempo. Desde que você mantenha o olhar crítico, pode tirar suas lições de praticamente qualquer situação.
Gostou das nossas recomendações? Então, compartilhe esta lista em suas redes sociais e mostre a mais pessoas essas lições sobre empreendedorismo!