PUC-Campinas e Instituto Agronômico (IAC) realizam aula inaugural do Curso de Engenharia Agronômica
Evento contará com a palestra magna do ex-Ministro da Agricultura Prof. Dr. Roberto Rodrigues
A PUC-Campinas realizará, dia 4 de abril, uma aula inaugural do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica em parceria com Instituto Agronômico (IAC). O evento ocorrerá a partir das 8h30 no auditório do Instituto Agronômico, na Av. Barão de Itapura,1481, em Campinas. Será comandado pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e pelo Diretor-Geral do IAC, Dr. Marcos G.A. Landell, com as presenças do Prefeito de Campinas Dário Saadi, do Coordenador da APTA/SAA, Dr. Carlos Nabil Ghobril, e do Subsecretário de Agricultura, Dr. Orlando Melo de Castro.
A aula inaugural contará com a palestra magna sobre “Mudanças Climáticas: Desafios Para o Agro”, apresentada pelo Prof. Dr. Roberto Rodrigues. Rodrigues é autor de 10 livros, engenheiro agrônomo, agricultor, professor emérito da FGV. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006) e Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993/1994).
Foi Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas, Titular da Cátedra de Agronegócios da USP e Professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Foi presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Academia Nacional de Agricultura da SNA, da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI.
O curso de graduação em Engenharia Agronômica da PUC-Campinas terá duração de 5 anos, com uma carga horária de 3708 horas. Será oferecido em período integral (matutino e vespertino) nos quatro primeiros anos, buscando uma sólida formação nos conteúdos para a formação profissional e o desenvolvimento do cidadão.
A concepção pedagógica foi elaborada com o objetivo de transformar conhecimentos teóricos em aplicados por meio de atividades práticas, a partir do desenvolvimento de Projetos Integradores (3° ao 8° período do curso). Haverá a possibilidade de realização dos Estágios Supervisionados e dos Projetos Finais de Curso nas dependências, laboratórios e áreas agrícolas experimentais do IAC, contando com o conhecimento e o material de trabalho dos seus pesquisadores. Serão realizadas visitas técnicas durante todo o curso nos Núcleos Regionais do Instituto.
O novo curso une duas instituições tradicionais e com reconhecimento nacional e internacional nas áreas de ensino e pesquisa. A PUC-Campinas, com mais de 65 cursos de graduação, além de Especialização e Pós-Graduação Strictu Sensu, formou mais de 200 mil profissionais durante seus 83 anos de existência.
O IAC é o mais antigo centro de pesquisa agrícola do Brasil, fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892, passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua área física, de 1.279 hectares de terras, abriga a Sede, o Centro Experimental de Campinas e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios e demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos. A Fazenda Santa Elisa, em Campinas, será utilizada para aulas práticas do curso de Agronomia.
O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pelas instituições há muito tempo, mas só foi oficializado em 2023, com assinatura do acordo de cooperação, realizado na sede do IAC. A assinatura foi firmada entre o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, o ex-Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, e o Prefeito de Campinas, Dário Saadi.
O evento ocorreu em junho, durante as comemorações dos 136 anos do instituto de pesquisa. Também estiveram presentes Carlos Nabil Ghobril, Coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e Luis Carlos Guedes Pinto, ex-Secretário Estadual e ex-Ministro da Agricultura.
Confira a programação
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
Dr. Marcos G.A. Landell – Diretor Geral do IAC/APTA/SAA
Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior – Reitor da PUC-Campinas
Dr. Dário Saadi – Prefeito de Campinas – a confirmar
Dr. Carlos Nabil Ghobril – Coordenador da APTA/SAA
Dr. Orlando Melo de Castro – Subsecretário de Agricultura – SAA
9h15 -11h – Mudanças climáticas: desafios para o Agro
Moderador: Prof. Dr. Sérgio Roberto Pereira – PUC-Campinas
9h15 – 10h – Palestra Magna – Prof. Dr. Roberto Rodrigues
10h – 10h30 – Palestra técnica – Dr. Gabriel Blain – IAC
10h30 – Bate-papo com os palestrantes
11h – Encerramento do evento
11h -12h – Tour guiado pela sede do IAC