Preocupada em preparar o profissional para o mundo do trabalho, a PUC-Campinas instituiu em seus cursos de Especialização e MBA, sua nova assinatura pedagógica, focada em inovação educacional e altamente alinhada com as necessidades do mercado.
Essa é uma forma prática e moderna de nortear o ensino, voltada para demonstrar situações e projetos que serão utilizados na vida real dos estudantes. Tudo isso é feito com base no histórico de excelência dessa instituição.
É sobre isso que falaremos neste artigo. Você vai entender melhor o conceito de assinatura pedagógica, como essa iniciativa começou e porque ela é tão relevante. Confira!
O QUE É ASSINATURA PEDAGÓGICA?
A assinatura pedagógica é um termo utilizado pela PUC-Campinas para se referir a um projeto de identidade. Essa é a forma que a instituição adotou para ser identificada no mercado, de maneira única, pelo modo como conduz o ensino.
Essa assinatura educacional é totalmente alinhada à história da PUC-Campinas, que iniciou suas atividades em 1941 com a sua primeira instituição de ensino: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Na época, a PUC-Campinas já atuava há anos na formação de professores e, ciente do seu papel no desenvolvimento educacional na região, em 1962, criou o Colégio de Aplicação Pio XII.
Em 1977, mesmo oferecendo diversos cursos na área da saúde, a instituição detectou um aumento na demanda de médicos e serviços de saúde. Como resposta ao problema, criou um campus voltado para a área da biologia e da saúde, acrescentando o curso de Medicina, além do Hospital Universitário Dr. Celso Pierro para atender à população da região. Com isso, proporcionou uma solução duradoura para a sociedade.
Esse histórico, por si só, demonstra como a PUC-Campinas sempre esteve atenta às demandas sociais, econômicas e culturais da região de Campinas, do estado e do Brasil, atuando com proatividade na proposição de soluções que gerem benefícios à sociedade.
COMO SURGIU ESSA INICIATIVA?
A iniciativa de uma assinatura de recursos pedagógicos surgiu da visão da PUC-Campinas sobre a necessidade de preparar os profissionais para um mundo do trabalho cada vez mais dinâmico.
Para isso, implementou nos cursos de Especialização e MBA a sua nova assinatura pedagógica. A partir disso, pôde adotar um jeito mais prático de conduzir o processo de ensino, visando apresentar cenários e projetos que possam ser partes integrantes na realidade dos estudantes.
Essa foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Educação Continuada, que considera eixos de sustentabilidade e inovação, utilizando o conceito do desenvolvimento de competências na formação de profissionais mais conectados com o mundo do trabalho.
COMO A ASSINATURA PEDAGÓGICA É FEITA?
Entre as novidades que a assinatura de conteúdo educacional (ampliado e atualizado) traz, está a divisão de módulos por objetivo. Com isso, os estudantes conseguem desenvolver projetos e trabalhos com base nos componentes de um determinado módulo, com atuações em frentes distintas e necessárias para o projeto que se encontra em desenvolvimento.
Dessa forma, em cada um dos módulos, todas as disciplinas interagem para a construção de um trabalho. O mesmo ocorre nas etapas seguintes, e até a finalização da especialização, com a emissão do certificado final do curso.
Outro processo importante que visa a garantia da qualidade e a inovação continuada no ensino se refere aos Grupos Focais. Eles são formados por representantes da Universidade e líderes de empresas renomadas no mercado, que se reúnem para discutir sobre as necessidades do mundo do trabalho e sugerir temas importantes para a Universidade.
Nesse sentido, cada vez mais, os cursos oferecidos contam com uma ligação sólida e resposta mais acertada às necessidades sociais e do mercado.
POR QUE ESSA INICIATIVA É RELEVANTE?
A assinatura pedagógica é relevante por dar mais peso ao diploma do estudante. Ela garante:
- o curso foi ministrado por professores qualificados e da casa;
- o profissional foi preparado para um mercado competitivo;
- o ensino focou no desenvolvimento por competências;
- o ensino foi alinhado com as demandas sociais;
- o aprendizado traz sustentabilidade e inovação.
O QUE É DEIXADO PARA TRÁS A PARTIR DESSA INICIATIVA?
Com essa iniciativa, o objetivo é possibilitar aos participantes o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) a partir da compreensão da realidade do trabalho e da sociedade.
Dessa forma, ele consegue elaborar propostas de impacto positivo em seu cotidiano e em sua atividade profissional, com foco na sustentabilidade, na inovação e no futuro. Para isso, foi preciso deixar para trás o modelo engessado que era praticado no ensino mais antigo, dando um passo além das barreiras que existiam.
Esse resultado foi alcançado graças a um processo de elaboração pedagógica que se fundamenta em informações sobre o contexto social e o mercado de trabalho de cada área do saber, acrescentando metodologias educacionais que contemplem os nossos diferenciais pedagógicos, como:
- aprendizagem por projetos/problemas — método utilizado para nortear a aprendizagem e dinâmicas educacionais a partir de problemas ou projetos do cotidiano como motivação para o desenvolvimento e avaliação das competências dos estudantes;
- educação por competências — metodologia utilizada no mapeamento e delineamento dos objetivos educacionais propostos para o alcance do aluno no final de um curso, ou seja, é a definição dos conhecimentos, habilidades e atitudes previstos para serem aprendidos pelo estudante ao longo do curso;
- multi e interdisciplinar — relacionamento inserido, sempre que possível, em diferentes campos do saber, com dinâmicas ou momentos de socialização em um curso;
- aprendizagem tangível — possibilitar ao estudante a percepção do seu aprendizado ao final de uma ação/etapa educacional ou conclusão do seu curso.
COMO SABER MAIS?
Para saber mais sobre os diversos cursos de Especialização e MBA da PUC-Campinas, acesse o nosso site e conheça a plataforma de assinatura pedagógica, com opções de educação continuada que estejam alinhadas com as necessidades do mercado.
A assinatura pedagógica da PUC-Campinas é uma iniciativa que traz inovações, com o propósito principal de garantir aos certificados expedidos em seus cursos de especialização, a marca de um ensino de excelência. Além disso, ela traduz a competência e o preparo do profissional que ela formou, para enfrentar os desafios reais do mercado.
Ficou interessado em obter um certificado com a assinatura pedagógica da PUC-Campinas? Entre em contato conosco e conheça as diversas possibilidades em cursos de Especialização e MBA!