Formar docentes e pesquisadores de alto nível na área de Psicologia contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino da graduação no país e da produção de conhecimentos científicos.
Informações do Curso
Objetivos
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas foi criado no final da década de setenta. Originou-se a partir de um Curso de Especialização que ao consolidar-se oportunizou a criação de um Mestrado Acadêmico com uma área de concentração em psicologia clínica. Do ponto de vista teórico foram respeitadas as duas principais abordagens que já estavam presentes na formação dos graduandos do então Instituto de Psicologia – comportamental e psicanalítica. A construção do curso de Mestrado contou com a vinda de docentes prestigiados, reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, que contribuíram para a formação dos primeiros mestres em Psicologia Clínica da Universidade e da região. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foram formados 125 mestres em Psicologia Clínica e o corpo docente do programa integrava quinze pesquisadores. A partir de 1990, em função de uma demanda crescente, foi criada uma nova área de concentração no mestrado – psicologia escolar. Com o funcionamento desta nova área, várias mudanças ocorreram, dentre elas a reestruturação do espaço físico e a ampliação do corpo docente. A diversidade de posicionamentos teóricos e o contexto propício ao debate científico contribuíram para o necessário amadurecimento do Programa, qualificando-o para a submissão à CAPES da proposta do curso de Doutorado que contou com a aprovação, apoio e entusiasmo institucional. O incentivo havia surgido dos próprios avaliadores da CAPES que consideraram que já havia maturidade suficiente para a criação do nível doutorado de forma a tornar o Programa completo. Em 1995, inicia-se o doutorado em Psicologia da PUC-Campinas, constituindo-se na primeira experiência institucional neste nível de formação.
De maneira processual e contínua, a PUC-Campinas foi respondendo a evolução das políticas públicas para o ensino superior brasileiro e constituindo, em seu âmbito, as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa, desde a implantação do Programa de Iniciação Científica filiado ao PIBIC/CNPq até a implantação de uma carreira docente que prioriza a vinculação em tempo integral de todos os docentes pesquisadores com a Universidade, com metade das horas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no contexto dos Grupos de Pesquisa institucionais certificados junto ao Diretório de Grupos de CNPq. De modo análogo, a Faculdade Psicologia ao longo das décadas vem reestruturando seu currículo de forma a atender não só às diretrizes da área, mas também às mudanças estruturais da própria sociedade brasileira com repercussões para a categoria profissional do Psicólogo. As reestruturações curriculares objetivam, dentre várias dimensões, a integração da pesquisa com o ensino, da graduação com a pós-graduação, qualificando a formação do psicólogo de maneira integral e inserindo-o nos debates nacionais.
A Pós-Graduação Stricto Sensu, por outro lado, foi se ajustando às mesmas exigências, reformulando suas linhas de pesquisa e produção para dar consistência à área de concentração PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA, que passou a caracterizar o Programa como um todo a partir de 2005. A estrutura curricular atual permanece com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa – intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, e instrumentos e processos em avaliação psicológica – em relação às quais integram-se grupos de pesquisa que contemplam a diversidade de teorias e práticas que constituem a profissão.
Público-Alvo
Graduados em Psicologia e áreas conexas.
Processo Seletivo
Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2024 (inscrições prorrogadas) |
edital - clique aqui formato do anteprojeto - clique aqui |
Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS II)
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Avenida John Boyd Dunlop, s/nº - Jardim Ipaussurama - Campinas/SP
CEP 13060-904
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-ii/
Anteprojeto:
O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12.
Deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências.
Observação: Trata-se de um anteprojeto, que deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa/ciência.
Documentos Necessários
Conforme estabelecido no Edital.
- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
- CNPq/MCTI (*): Mestrado (GM).
* As bolsas da CAPES/MEC e CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.
- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.
- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.
- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).
Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
.
Para a conclusão (*) do Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:
1) 03 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 Módulos de Seminário Avançado de Pesquisa – disciplina obrigatória de 02 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos;
6) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).
(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:
- Ensino e Supervisão em Psicologia
- Métodos de Pesquisa em Psicologia I
- Métodos de Pesquisa em Psicologia II
A duração mínima do Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência é de 12 e a máxima de 24 meses.
Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:
1º semestre | 2º semestre | 3º semestre | 4º semestre |
---|---|---|---|
Obrigatória (1) | Obrigatória (3) | Eletiva (3) | Orientação |
Obrigatória (2) | Eletiva (2) | SAP III | - |
Eletiva (1) | SAP II | Orientação | - |
SAP I | Orientação | - | - |
Orientação | - | - | - |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
CURSO: MESTRADO EM PSICOLOGIA
ENTREVISTAS
Dia: 18/11/2024 – Segunda-Feira
Professores: Dr. João Carlos Caselli Messias e Dr. Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
08h00 – Felipe Cunha Rizzo
08h20 – Gabriel Massucato Pavão
08h40 – Jacqueline Cristina dos Santos
09h00 – José Carlos Ferreira
09h20 – Josiane Heloísa de Campos Lourenço
09h40 – Maria Luiza Noguerol Santos
Dia: 18/11/2024 – Segunda-Feira
Professores: Dr. André Luiz Monezi Andrade e Dr. Makilim Nunes Baptista
08h30 – Amana Assumpção
08h50 – Giovana Lima de Jesus Gomes
09h10 – Karine Vieira Machado
09h30 – Manoela Barbosa Quero
09h50 – Maressa Pinheiro Capelli Pretti Ramalho
10h10 – Valéria Figueira Rodrigues Girardi
Dia: 18/11/2024 – Segunda-Feira
Professores: Dra. Solange Múglia Wechsler e Dra. Tatiana de Cássia Nakano Primi
14h00 – Kristien Kamilla Caparroz
Dia: 19/11/2024 – Terça-Feira
Professores: Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira e Dra. Vera Lúcia Trevisan de Souza
09h30 – Bianca Oseliero Bregantini
10h00 – Luiza Spadotto Alves
10h30 – Sofia Falsetti Xavier
Dia: 19/11/2024 – Terça-Feira
Professores: Dra. Letícia Lovato Dellazzana Zanon e Dra. Raquel Souza Lobo Guzzo
10h30 – Ângela Cristina de Carvalho Dedeschi
10h50 – Laís Oliani de Toledo
11h10 – Mariana Fregonezi Forti
Dia: 19/11/2024 – Terça-Feira
Professores: Dra. Vera Engler Cury e Dra. Tânia Mara Marques Granato
13h00 – Aline Morais Geremias
13h20 – Luiza Eduarda Miranda
13h40 – Plabo Philippe Lacerda Corradi
14h00 – Venâncio Miquelino
As entrevistas serão realizadas virtualmente por meio do aplicativo TEAMS da PUC-Campinas. Serão enviados links para acesso às respectivas salas virtuais em breve.
Disciplinas
A CONDIÇÃO HUMANA NO TRABALHO
A ÉTICA DO CUIDADO NA PSICOTERAPIA: ESTUDOS SOBRE OS TEMAS E PROBLEMAS ATUAIS DAS PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI
A TEORIA DE HENRI WALLON E ASPECT AFETIVOS DESENV
ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS DO MÉTODO DE PESQUISA E DE TRATAMENTO NA PSICANÁLISE
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA
AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA:PROC INSTRUM (M-D)
CLÍNICA E PESQUISA PSICANALÍTICA DA MATERNIDADE
DISSERT MESTRADO-PSICOLOGIA (M)
ENSINO E SUPERVISÃO EM PSICOLOGIA (M)
ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)
ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS
ESTUDOS AVANÇADOS DO DESENVOLVIMENTO
HUMANISMO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (M-D)
IDENTIFICAÇÃO DA CRIATIVIDAD E ESTILOS PENSAR(M-D)
INVESTIGAÇÃO E PSICANÁLISE:MÉTOD PSICANALÍTIC(M-D)
LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA I (M)
MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA II (M)
O COTIDIANO NA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
ORIENT DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)
PESQ PSICOLOGIA:DESENVOLVIM METODOLÓGICOS(M-D)
PRÁT PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES (M-D)
PROCEDIM EXPR TRANSIC PESQ CLÍN IMAG COLET (M-D)
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
PROCESSOS DE STRESS, COPING E SAÚDE
PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOAFETIVO
PSICANÁLISE E NARRATIVA
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E MUDANÇA SOCIAL (M-D)
PSICOLOGIA CRÍTICA: TEORIA E PRÁTICA
PSICOLOGIA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS TEOR-PRÁTICAS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (M-D)
PSICOLOGIA ESCOLAR: QUESTÕES E CONTROVÉRSIAS (M-D)
PSICOMETRIA
QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO COGNITIVA
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA IV (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA V (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA VI (M-D)
TEMAS AVANÇ DESENVOLV CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO(M-D)
TENDÊNCIAS AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUC(M-D)
TÓPICOS EM PSICOLOGIA
Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção
O grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas sobre práticas psicológicas clinicas que privilegiam modalidades diferenciadas de atencão psicológica em contextos institucionais variados. Objetiva-se a proposição de programas de prevenção e intervenção clínicas que possam gerar serviços de atenção psicológica adequados as necessidades de indivíduos e coletivos. Os pesquisadores compartilham, além da linha de pesquisa, a intenção de elaborar, a partir de uma compreensão da prática, uma redefinição do conceito tradicionalmente associado à psicologia clínica, de modo a legitimar modalidades de atenção psicológica outras, que constituam ums perspectiva ampliada em relação aos modelos psicoterápicos tradicionais. A partir de uma interlocução, fenomenologicamente fundada, entre perspectivas humanistas e winnicottianas, encontra-se em pleno desenvolvimento uma reflexão metodológica centrada no uso de narrativas, que permite uma aproximação heuristicamente fecunda ao acontecer clínico.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- TANIA MARA MARQUES GRANATO
- VERA ENGLER CURY
Avaliação psicológica do potencial humano
Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes contextos. Este grupo está sediado no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP), na PUC-Campinas, criado em 1994 e tem atuado nas seguintes temáticas: a) avaliação da inteligência; b) avaliação e desenvolvimento da criatividade; c) avaliação do temperamento ; d) avaliação dos estilos de pensar; e) identificação de indivíduos com altas habilidades/superdotação; f) avaliação em psicologia positiva; g) avaliação das competências socioemocionais . Suas produções envolvem a publicação de artigos e livros, manuais de testes psicológicos, participação em associações cientificas.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- SOLANGE MUGLIA WECHSLER
- TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI
GEPINPSI - Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
As repercussões do grupo estão estritamente relacionadas à implementação de políticas públicas para qualidade da educação pública municipal e a inserção de profissionais de psicologia nas unidades escolares para a disseminação de ações de enfrentamento e prevenção à violência pela via da participação social e comunitária.O grupo produz conhecimento sobre praxis que integra teoria e prática, com com fundamentos da Psicologia da Libertação de Ignácio Martín-Baró, Psicologia Crítica Alemã de Klaus Holzkamp e Historico- Cultural com a interlocução de diferentes países, principalmente do continente americano e europeu em países com Dinamarca, Alemanha, Inglaterra e Grécia.As contribuições do grupo desenham modelo de atuação profissional em comunidades e escolas públicas, formula políticas públicas para Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. Visa a descolonização da Psicologia para o contexto brasileiro repercutindo na formação de novos profissionais para a área.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas
As pesquisas desenvolvidas têm contribuído para a analise dos processos de constituição dos sujeitos em práticas educativas, focalizando aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski e seus seguidores. Utiliza-se a arte como mediação dos processos psicológicos para acessar as vivências dos sujeitos. Como resultado, se constrói novas compreensões para dados fenômenos e a sistematização do método. Destaca-se, ainda, a formação de profissionais de psicologia para atuar em contextos coletivos, a partir da Psicologia Escolar Crítica, que se contrapõe às visões hegemônicas do papel do psicólogo na escola. São produzidos, também, materiais para educadores e formadores de psicólogos, visando disseminar visões e modos de compreensão do desenvolvimento que o tomam como janelas de possibilidades infinitas que tem no meio sua fonte, valorizando a escola pública. Site: www.prospedpuc.com.br
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
- WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA
Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção
O propósito essencial do grupo consiste em pesquisar aspectos psicológicos envolvidos na relação das pessoas com o trabalho em suas múltiplas dimensões. Tem como finalidade produzir conhecimento passível de promover saúde, qualidade de vida no trabalho e melhores decisões de carreira por meio de estratégias de avaliação, intervenção e proteção a transtornos mentais ocupacionais. Adota recursos metodológicos qualitativos, quantitativos e de desenho misto vinculados aos referenciais da Teoria Social Cognitiva de Carreira e do Trabalho Decente.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS
- RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL
Saúde Mental e Desenvolvimento Humano: Avaliação, Prevenção e Intervenção
A saúde é um campo de estudos de suma importância para a Psicologia, já que possui um amplo espectro de estudos interdisciplinares, sendo de fundamental importância na explicação do bem-estar do ser humano. Mais especificamente, diversas variáveis biopsicossociais são integradoras como fatores de risco e/ou proteção na saúde mental no decorrer do processo de desenvolvimento humano. As pesquisas deste grupo vêm gerando publicações, tais como artigos internacionais/nacionais, livros, capítulos de livros e produtos técnicos, nas diversas faixas etárias, e em contextos variados. As metodologias empregadas na produção de conhecimentos mesclam delineamentos quantitativos e qualitativos explorando a avaliação e intervenção em transtornos e fatores de risco e proteção da saúde mental. Com produção de conhecimento baseado em evidências procura-se contribuir na capacitação de pesquisadores, bem como o desenvolvimento de parcerias de pesquisa e de novos conhecimentos científicos e práticos.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
- LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
- MAKILIM NUNES BAPTISTA
Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica
Pesquisas sobre aspectos teóricos e práticas que visam a construção, adaptação e uso de instrumentos e procedimentos da avaliação psicológica, em diferentes áreas de atuação.
Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano
Estudos que visam aos processos de desenvolvimento humano em contextos clínicos, institucionais, educativos, comunitários e laborais, e a intervenções psicossociais e psicoterápicas, segundo diferentes abordagens e modelos teóricos.
Data de defesa | Título | Autor | Orientador | Tipo de documento |
---|---|---|---|---|
17/10/2024 | Impactos do Binge-Watching na saúde ocular, qualidade de vida e no bem-estar emocional entre universitários: uma análise de classe latente | Oliveira, Gilvano Amorim | Andrade, André Luiz Monezi | Tese de doutorado |
26/06/2024 | Entre sonhos e pesadelos: Imaginário Coletivo de profissionais acerca do adolescente na saúde mental | Barcelos, Tomíris Forner | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
20/06/2024 | Mulher, mãe e louca: experiência emocional de usuárias do caps sobre o adoecimento mental | Oliveira, Debora Ortolan Fernandes de | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
13/06/2024 | “Nascida para servir”: experiência vivida por mulheres-mães que trabalham como babás | Zavaglia, Marina Miranda Fabris | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
27/05/2024 | Teste de criatividade figural: investigação das qualidades psicométricas para uso em idosos | Abreu, Isabel Cristina Camelo de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
28/02/2024 | Fatores de proteção para a saúde mental do trabalhador: efeitos de um trabalho decente e com significado | Barbi, Karina Borgonovi Silva | Messias, João Carlos Caselli | Tese de doutorado |
28/02/2024 | A experiência vivida por gestantes e profissionais da rede pública no programa de acompanhamento ao período pré-natal | Abreu, Cintia Souza de | Cury, Vera Engler | Tese de doutorado |
22/02/2024 | Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão | Carvalho, Tatiana Oliveira de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
20/02/2024 | Segurança psicológica como fator motivador de trabalhadores da saúde | Rocha, Mônica de Oliveira | Messias, João Carlos Caselli | Tese de doutorado |
16/02/2024 | Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade | Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima | Wechsler, Solange Muglia | Dissertação de mestrado |
15/12/2023 | Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida | Francisco-Ritoni, Caroline de Fátima | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | Dissertação de mestrado |
11/12/2023 | Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta | Zambrano, Pedro Dante Mendonça | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | Dissertação de mestrado |
29/06/2023 | A atitude de empatia revisitada na relação de médicos residentes com seus pacientes: um estudo psicológico | Takaki, Nadini Brandão de Sousa | Cury, Vera Engler | Tese de doutorado |
28/06/2023 | Preconceito e desumanização: experiência de maternagem de mulheres-mães lésbicas | Ribeiro, Leticia Jóia | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
15/06/2023 | A experiência vivida por médicos cirurgiões: um estudo psicológico | Wolf, Geni Aparecida de Jesus | Cury, Vera Engler | Tese de doutorado |
27/02/2023 | Cascatas desenvolvimentais em pré-escolares: estudo longitudinal durante a pós-pandemia | Araujo, Murilo Fernandes de | Enumo, Sônia Regina Fiorim | Tese de doutorado |
24/02/2023 | Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes | Borges, Anna Karolina Santoro | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | Tese de doutorado |
14/02/2023 | Experiência emocional de mulheres com mutação genética associada ao câncer de mama: estudo interdisciplinar | Visintin, Carolina Del Negro | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
07/02/2023 | Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros | Campos, Carolina de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
07/02/2023 | Capacitação em competências socioemocionais para adolescentes em início de carreira laboral | Oliveira, Allan Waki de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
Impacto na Sociedade
Cartilhas
RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS
Promovendo Projetos de Vida na Adolescência
Maternidade em Tempos de Covid-19
Enfrentamento do Estresse da Covid-19 para Trabalhadores da Saúde
Criatividade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia
Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação
Política de Autoavaliação: acesse
Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação
- Professor Doutor André Luiz Monezi Andrade
- Corpo Técnico-Administrativo Elaine Cristina Machado de Oliveira
- Discente do Doutorado Gustavo Renan de Almeida da Silva
- Professor Doutor João Carlos Caselli Messias
- Professor Doutor Makilim Nunes Baptista
- Discente do Mestrado Mariana Gentili Perez
- Professor Doutor Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
- Professora Doutora Vera Engler Cury (coordenadora)