Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Cine Afro na PUC-Campinas reúne reflexões sobre questões étnico-raciais

Evento terá documentários produzidos por jornalistas formados na Universidade

O Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) da PUC-Campinas realiza o Cine Afro, um evento destinado a aprofundar as reflexões sobre as questões étnico-raciais em âmbito local. Nele serão apresentados documentários produzidos por jornalistas formados na Universidade. As exibições serão na sede do CEAAB, no Campus I, entre 23 de abril e 23 de maio.

O evento é resultado do projeto “Força da Raça 2024”, desenvolvido por ex-alunos do Curso de Jornalismo orientados pelo professor Artur Vasconcelos, que produziram documentários relacionados à temática étnico-racial. Agora, em parceria com CEAAB, poderão apresentar suas produções e conduzir debates sobre os temas abordados.

A programação do Cine Afro terá as seguintes exibições e debates, sempre das 19h30 às 21h:

“Clube Machadinho”, de Caio Alexandre Santos e Frederico Brito Neves, em 23/04. Inscrições pelo link

https://forms.office.com/r/Jx0jMd9QRg

“Imigrantes Haitianos”, de Emily Franca Fernande, Brener Pompéo e Maria Clara Prado, em 13/05. Inscrições pelo link

https://forms.office.com/r/Mv62NdaCuv

“Hip Hop”, de Rafael Lazzari Smaira, Rafael Ribeiro e Fernando Almeida, em 23/05. Inscrições pelo link

https://forms.office.com/r/9rTNi7SBHZ

Os documentários exploram diferentes aspectos das questões étnico-raciais em Campinas, abordando temas como história, cultura, imigração, com foco específico no Clube Machadinho, na imigração haitiana e na cultura hip hop.

“Campinas é uma das cidades que mais recebe imigrantes, incluindo haitianos, que contribuem significativamente para a cidade. Não é possível pensar a questão racial sem considerar toda a formação da música, da arte, e como isso é relevante para as reflexões até os dias de hoje”, diz Waleska Miguel Batista, Coordenadora do Centro Afro.

O Cine Afro busca não apenas conscientizar a comunidade universitária sobre o racismo no âmbito local, mas também visa dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes da PUC-Campinas, fortalecendo o diálogo e a integração do CEAAB com outros cursos da universidade.

As sessões serão na sede do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, localizada no prédio H13, sala 08, Campus I, das 19h30 às 21h, com entrada franca.

Reportagem: André de Oliveira Martins, sob supervisão do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas.



Marcelo Andriotti
20 de abril de 2024