O BRICS E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 – ONU

8:00 am - 10:00 am
Tribunal do Júro - Bloco E - ECHJS - Campus I

O BRICS E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 – ONU

O Programa Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS) contempla, no ano de 2024, dois movimentos que se articulam e, de certa forma, se completam. O primeiro é o de formar células cooperativas na Universidade na perspectiva da escuta ativa, sustentada pela troca de experiências entre os alunos que buscam o GVCS e os que atuam no Grupo. O segundo movimento, visa promover ações coletivas e integrativas através de palestras, mesas redonda e rodas de conversa.
Nesse sentido, o projeto “O Brics e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 – ONU”, encontra eco na Programa Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária, na direção dos valores da Universidade, em promover uma educação para o humanismo solidário. Ao debater sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), o Grupo de Vivência se alinha com as pessoas de boa vontade que visam construir cidades mais inclusivas, sustentáveis e justas.
Esse evento tem como objetivo possibilitar debates entre os universitários em torno de temas relevantes, a exemplo da questão da Agenda 2030 da ONU e seus objetivos para o desenvolvimento sustentável e fomentar o pensamento crítico a respeito de questões geopolíticas de modo a ser um aditivo à formação universitária, tendo em vista a importância de se refletir sobre a responsabilidade pessoal e coletiva que temos diante da nossa sobrevivência, da coletividade e das gerações futuras.

Programação:

Data: 21/06/2024

Local: Tribunal do Júro – Bloco E – ECHJS – Campus I

Horário: das 08h às 10h

Tema: O Brics e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 – ONU

Palestrantes: Profa. Me. Paula Rodrigues Granato e Prof. Dr. Pe. José Antônio Boaretto

Mediadora: Profa. Me. Christiany Pegorari Conte

Mini currículo dos palestrantes:

Profa. Me. Paula Rodrigues Granato

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e mestrado em Desenvolvimento e Ajuda Internacional – Universidad Complutense de Madrid (2003). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor assistente ii da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga. Tem experiência na área de Política Internacional, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica e Geopolítica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, cooperação internacional, cadeias globais de valor e complexidade econômica.

Prof. Dr. Pe. José Antônio Boareto

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Membro do Grupo de Pesquisa Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas, da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Ciências Humanas Sociais Aplicadas, e nesta área tem experiência nas disciplinas: Teologia, História, Antropologia e Sociologia. Atualmente é pósdoutorando em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa.

Próximos Eventos

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O GRUPO DE VIVÊNCIA COOPERATIVA E SOLIDÁRIA – 2º SEMESTRE

• 29/07/2024 - - 18/08/2024

Saiba mais