Estudantes de Design de Moda da PUC-Campinas produzem peças para o São Paulo Fashion Week

Erik Bicudo Bueno e Livia Maria Cruz Ribeiro receberam o convite do estilista João Pimenta após aula magna do profissional na Universidade

Dois estudantes do curso de Design de Moda, da PUC-Campinas, tiveram o privilégio de ter peças expostas no São Paulo Fashion Week (SPFW), que aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, na capital paulista. Erik Bicudo Bueno e Livia Maria Cruz Ribeiro produziram peças a partir de um convite do estilista João Pimenta.

A história dessa parceria começou com uma aula magna que o profissional ministrou na Universidade. Os estudantes, do terceiro semestre, puderam ter o primeiro contato com o estilista, que esteve na PUC-Campinas através de uma parceria com o Movimento Sou de Algodão.

Os estudantes foram elogiados após mostrarem seus trabalhos ao estilista, que, dias depois, fez uma surpresa aos dois: eles receberam um convite da equipe do designer de João Pimenta para produzirem peças para o desfile do São Paulo Fashion Week.

“Eu fiz uma peça e a Livia fez outra. Tudo surgiu da palestra que tivemos. Eu encontrei com o João no ateliê da faculdade, ele estava gravando para a TV, e eu fui fazer crochê no ateliê. Lá, ele me viu fazendo meu trabalho e, depois de gravar, veio até mim e me perguntou sobre o que eu estava fazendo e pediu para ver meus trabalhos. Logo depois, pediu para eu entrar em contato para produzir peças”, explicou Erik. “Entrei em contato e ele me passou as referências, cores, forma, tamanho. Só aí que ele veio me dizer que a peça seria para o SPFW”, relembra.

“A experiência de fazer um trabalho para o João Pimenta foi indescritível para mim, já que ele foi um dos primeiros designers brasileiros que eu me interessei desde que comecei a gostar de moda. Então, foi surreal ver uma peça feita por mim desfilar para um nome tão grande na indústria da moda como ele”, explica Livia Maria Cruz Ribeiro.

Eles fizeram duas camisas que foram amplamente divulgadas em publicações e plataformas em todo país, como Vogue Brasil, Steal the look e FFW.

“A apresentação dos trabalhos de nossos estudantes na maior semana de moda no Brasil e uma das mais importantes do mundo é motivo de muitas comemorações. A ocasião se torna ainda mais significativa por se tratar do desfile de João Pimenta, um dos nomes mais relevantes da moda brasileira contemporânea. O convite feito pelo estilista aos alunos reflete o seu interesse, cuidado e atenção aos jovens designers em formação. Vale destacar a contribuição essencial do Movimento Sou de Algodão, parceiro do curso de Design de Moda. A colaboração entre a associação e a PUC-Campinas possibilitou não apenas a presença de João Pimenta como palestrante na primeira Aula Magna do curso, mas também tem desempenhado um papel pedagógico fundamental no percurso acadêmico dos estudantes. Estamos muito orgulhosos dos alunos Erik e Lívia, de sua dedicação, criatividade e espírito empreendedor”, disse a coordenadora do curso de Design de Moda, Profª. Me. Roseana Sathler Portes Pereira.

Carlos Giacomeli
15 de maio de 2024