Observatório PUC-Campinas registra queda nas exportações e aumento nas importações

Estudo avaliou a balança comercial da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em abril

O Observatório PUC-Campinas está divulgando o resultado da balança comercial da RMC (Região Metropolitano de Campinas). No mês de abril houve diminuição de -10,27% nas exportações e aumento de 10,49% nas importações da RMC, resultando em alta de 23,47% no déficit comercial regional. O estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira com assistência técnica de João Lucas Alves da Silva.

Os dados utilizados nas análises foram da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab.

No mês de abril também foram registradas participações nas importações e exportações do estado de São Paulo (SP) em 20,75% e 6,1%, respectivamente, a terceira maior e a menor dos últimos 10 anos.

Nos últimos 12 meses houve diminuição de -8,85% nas exportações e diminuição de -17,71% nas importações da RMC, resultando em queda de -21,84% no déficit comercial regional.

Clique aqui para ver estudo completo

Destaca-se o crescimento do valor das exportações de bombas de ar e de líquidos, e a queda das exportações de pneus e tratores. Houve diminuição das exportações para praticamente todos os principais destinos, com destaque para Alemanha e Argentina.

Também diminuíram as importações de praticamente todas as principais origens, com destaque para China e Estados Unidos e aumento das importações russas.

As análises mais recentes do Observatório PUC-Campinas apontam para um ano de aumento nas importações (var. 10,04%) e de expressiva queda das exportações (var. -10,53%). Em relação as últimas previsões, nota-se que os dados de exportação do mês de abril indicaram uma certa melhora tanto na taxa de variação das exportações (var. anterior era de -12,44%), quanto das importações (var. anterior era de 3,02%). O aumento das exportações trata-se, em grande maioria, de produtos de baixa complexidade, à revelia do aumento das importações de alta e média alta complexidade.

Marcelo Andriotti
14 de maio de 2024