Autor lança livro sobre Luiz Gama e realiza encontro com estudantes

Egresso da Faculdade de Direito ganhou prêmio de melhor tese na Alemanha

O Programa de Pós-Graduação em Direito e o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro realizaram na manhã do dia 15 de maio um encontro com Bruno Rodrigues de Lima, autor de “Luiz Gama contra o Império: A luta pelo direito no Brasil da escravidão”. O evento também teve a participação da Profa. Dra. Waleska Miguel Batista e foi realizado na Sala flexível da Escola de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas.

“O lançamento do livro e o encontro com o autor, que foi estudante de Direito da Universidade, faz parte da atividade de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Direito. A obra é resultado de uma tese de doutorado defendida pelo autor na na Alemanha, onde foi premiado”, disse o Coordenador Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis.

O autor fez o lançamento do livro e falou sobre sua pesquisa sobre o advogado e abolicionista Luiz Gama para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Direito, além de integrantes do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiro da PUC-Campinas.

“Eu comecei o estudo sobre Luiz Gama ainda na graduação, aqui na PUC-Campinas. Depois mudei para minha família para Salvador, onde terminei o curso. As pesquisas foram realizadas nesse período em Campinas e diversas cidades do Interior de São Paulo. E continuei os estudos sobre ele na minha pós-graduação na Alemanha”, disse o autor Bruno Rodrigues de Lima.

A pesquisa defendida na Faculdade de Direito da Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main rendeu o prêmio Walter Kolb de melhor tese de doutorado da Universidade de Frankfurt e a medalha Otto Hahn de destaque científico da Sociedade Max Planck.

Na pesquisa, ele conseguiu reunir mais de mil textos sobre as ações jurídicas de Luiz Gama pela libertação de escravos e pelos direitos da população negra, sendo cerca de 90% deles inédita.

Para conseguir reunir todo esses documentos, Lima desenvolveu uma metodologia própria de pesquisa, onde buscou o material em arquivos dos tribunais de justiça onde Luiz Gama atuou buscando não só pelo nome, mas também pelos períodos, assuntos e locais das causas.

“Se fosse pesquisar só pelo nome de Luiz Gama não conseguiria tanto material. Delimitando períodos, assunto e locais de pesquisa, fui abrindo caixas nos arquivos e pesquisando todos os documentos, fotografando e levando para casa para avaliar cada um deles. A premiação que recebi de melhor tese se deve muito à metodologia que apliquei”, disse o autor.

O livro, publicado pela Editora Contracorrente, é uma versão revista e atualizada da tese de doutorado e está à venda pela internet.

Clique aqui para acessar o site da editora

Marcelo Andriotti
15 de maio de 2024