PUC-Campinas promove I Seminário Internacional sobre Inteligência Artificial e Educação

Evento será realizado dia 29 de maio no Espaço Manacás, com transmissão ao vivo

A Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, por meio da Faculdade de Análise de Sistemas, promoverá, dia 29 de maio, o I Seminário Internacional: Human AI & Education. O evento contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais da área e de profissionais renomados de empresas parceiras.

O objetivo do Seminário é discutir sobre Inteligência Artificial e os princípios do Chamado de Roma por Ética em IA, com foco na Educação e no Futuro Tecnológico, envolvendo Mercado e Sociedade.

O evento será realizado dia 29 de maio, das 9h30 às 11h30, no Espaço Manacás, no Campus I. A abertura será às 9h30, seguida de um painel às 9h50 sobre “Inteligência Artificial, Mercado e Sociedade”, coordenado pela Profa. Me. Sílvia C. de Matos Soares, Diretora da Faculdade de Sistemas de Informação da PUC-Campinas. A diretora de Desenvolvimento Corporativo da SiDi, Me. Renata Martins dos Anjos, falará sobre “IA, Mercado e Sociedade – Futuro Tecnológico Responsável e Sustentável”. O pesquisador Alan Braz, da TCL-BR IBM Brasil, abordará “Ética e Transparência em IA – Princípios para uma Sociedade Avançada”.

O painel 2, sobre “Inteligência Artificial e Educação”, começa às 10h40, sob coordenação da Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, com a participação do Prof. Dr. Saullo Haniell Galvão de Oliveira, da PUC-Campinas, e do Prof. Dr. Fernando Luiz do Nascimento, do Bowdoin College, de Maine, EUA. Eles falarão sobre “Considerações sobre a Relação Humano-Sistemas de IA na Educação”. O encerramento está previsto para 11h25.

O evento será transmitido remotamente e será destinado tanto à comunidade interna da PUC-Campinas (professores, gestores, alunos e funcionários) quanto à comunidade externa (empresas e/ou instituições parceiras e a sociedade).

“Essa ação vem ao encontro dos valores da Universidade e pode contribuir para o enriquecimento e para o compartilhamento do conhecimento do tema para a nossa comunidade e para a sociedade”, afirma o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“É um evento que coloca a Universidade no contexto das discussões contemporâneas a respeito do uso das tecnologias na educação, em especial, da inteligência artificial, e também das questões éticas que abarcam o uso da tecnologia. E isso dentro do Manacás, um programa que tem um espaço para que a tecnologia seja utilizada como meio, não como fim, para que a gente consiga chegar em aprendizados mais efetivos. Também pode impactar outras pessoas que têm um interesse nesse tema e acho que toda a comunidade acadêmica deve pensar, refletir, trocar e discutir as relações humanas e a inteligência artificial”, disse a Profa. Dra. Cyntia Andretta, Pró-Reitora de Graduação.

Os interessados em participar ou em buscar mais informações, podem entrar em contato pelo e-mail poli-si@puc-campinas.edu.br ou pelo telefone 3323-7377.

Ética em IA

Em setembro de 2023, a PUC-Campinas aderiu à Chamada de Roma por Ética em Inteligência Artificial (IA) e passou a fazer parte de uma rede que envolve outras universidades e empresas estabelecidas em diversas partes do mundo. Isso implica na realização, por parte dessas instituições, de ações para disseminar o conhecimento sobre o tema.

O Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior assinou o documento, recebido por ele e por diversos reitores durante um evento em Roma, em setembro de 2023, que tratou do compromisso pela Ética em Inteligência Artificial ou Uso Ético da Inteligência Artificial. O encontro dos reitores culminou com uma audiência com o Papa Francisco no Vaticano.

“Considerando a constante evolução da sociedade, com mudanças que ocorrem e influenciam os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, e o que temos vivenciado na 4ª Revolução Industrial, em que a IA é um dos pilares tecnológicos dessa revolução, nós entendemos que a Chamada de Roma para Ética em IA corrobora os valores da Universidade em seu papel de contribuir para a produção, enriquecimento e compartilhamento de conhecimento, de uma maneira ética, competente e inovadora”, informou a Universidade no documento em que justifica a adesão.

Marcelo Andriotti
27 de maio de 2024