Pesquisador de universidade inglesa faz estágio de Pós-Doutorado na PUC-Campinas por estudos sobre crianças superdotadas

Süleyman Naci Kalay, da Brunel University, de Londres, ficará um mês participando de atividades no PPG de Psicologia da Universidade e coletando novas percepções e análises sobre crianças talentosas e superdotadas

O pesquisador Süleyman Naci Kalay, da Brunel University, de Londres, na Inglaterra, participará, durante um mês, de atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Psicologia, no Campus II, da PUC-Campinas. A atividade faz parte do estágio de Pós-Doutorado do pesquisador. A decisão de vir para o Brasil aconteceu depois que Süleyman conheceu o trabalho internacional de uma docente da Universidade, a Profa. Dra. Solange Muglia Wechsler, referência em estudos sobre crianças talentosas e superdotadas, objeto dos trabalhos dele no pós-doutorado.

“Estou fazendo uma pesquisa comparativa entre a Inglaterra e a Turquia, relacionada aos professores e práticas relacionadas às crianças superdotadas. Minha pesquisa possui três capítulos. Um deles é dedicado à política ao redor do mundo relacionada a crianças talentosas”, explica Süleyman. “Acabei encontrando um artigo da professora Solange relacionado ao sistema de educação brasileiro, em termos de crianças superdotadas. Ele, basicamente, explica muito bem como o sistema de educação de superdotados funciona no Brasil. Então, eu entendi que era muito atrativo para o meu estudo”, completa.

A docente da PUC-Campinas possui publicações na área de criatividade e identificação de crianças talentosas e superdotadas no Brasil, e também pesquisas no exterior, descrevendo os programas educacionais para essas crianças no país, que, segundo a professora, ainda são incipientes, apesar de haver uma lei federal para atendimento às crianças excepcionais, nas quais as superdotadas estão inclusas.

“O aluno Süleyman leu minhas pesquisas nas suas buscas por programas internacionais de atendimento ao superdotado. Essa é a razão do seu pedido para visitar nosso programa. A PUC-Campinas é um centro de excelência na área de pesquisas sobre criatividade e superdotação”, reforça a professora, que também cita a docente Profa. Dra. Tatiana Nakano como nome importante na pesquisa sobre o tema.

Na instituição, Süleyman participa de atividades nas aulas do Programa de Pós-Graduação, apresenta seus trabalhos e discute propostas com outros alunos de mestrado e doutorado em Psicologia. Isso só foi possível por uma bolsa de estudos conquistada pelo aluno, em um programa chamado Turing Scheme, que financia oportunidades de estudo no exterior. Durante o período no Brasil, ele também visitará outras instituições e pesquisadores parceiros da PUC-Campinas.

Süleyman tem trabalhos relacionados à orientação de professores na educação de crianças superdotadas na Turquia, seu país natal, e na Inglaterra. E reforça que, na sua visão, é fundamental que os professores conheçam o tema para poderem ter um trabalho mais correto com esse público. Ele explica que cada país possui um contexto diferente, porém é importante que haja um apoio para os superdotados.

“Elas (crianças superdotadas) se sentem sozinhas. Na maioria das vezes, por causa da sua habilidade em algum campo, as crianças tendem a ser excluídas, especialmente no nível primário, porque os colegas não entendem como funciona”, explica. “Por isso a importância de se ter professores que entendam, que sejam treinados, para apoiá-las, senão vamos perder nossos talentos”, conclui Süleyman.

O pesquisador trabalhará em conjunto com o Ministério da Educação da Turquia, o qual também será beneficiado pelos resultados destes estudos, que poderão ajudar na construção de novas políticas para a educação primária do país.

Todo esse processo também traz benefícios aos alunos e alunas da PUC-Campinas. “É bastante importante ter alunos estrangeiros para a parceria internacional com nossos alunos de pós-graduação. Como todos esses alunos passaram por um teste de compreensão de inglês na sua seleção para o nosso programa, eles não tiveram nenhuma dificuldade de seguir as palestras de Süleyman nesse idioma”, relembra Solange.

Para a Profa. Dra. Vera Engler, coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Psicologia, o fato da escolha da Universidade por parte do aluno, tendo como ponto de conexão artigos de docentes da PUC-Campinas, é muito importante, reforçando o eixo estratégico da internacionalização. “É muito importante, porque trata-se de um reconhecimento das nossas pesquisas em temas atuais que têm sido debatidos no mundo todo. Além disso, esse aluno está em uma universidade inglesa, localizada em Londres, que aprovou o pedido dele de uma bolsa de estudos para a permanência no Brasil por reconhecer que esse programa reúne condições para aprimorar a pesquisa dele”, salienta a coordenadora.

Para a Universidade, segundo a coordenadora, é a consolidação da missão do Programa de Pós-Graduação, que é “Produzir, enriquecer e compartilhar o conhecimento de forma competente e inovadora na área de Psicologia“. “Contribui para aumentar a visibilidade internacional da PUC-Campinas como uma Universidade qualificada no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, completa a professora.

Carlos Giacomeli
23 de maio de 2024