Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Palestra discute a participação do Brasil no BRICS e os desafios dos indicadores ODS

Especialistas analisaram atuação do país na política internacional e as perspectivas econômicas e teológicas, além dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

A participação do Brasil na política internacional foi o tema de um debate realizado na manhã desta quinta-feira (23), no Campus I, da PUC-Campinas. Mediado pela docente da Universidade, Profa. Dra. Christiany Pegorari Conte, o evento “O Brics e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 – ONU” reuniu os professores Ma. Paula Rodrigues Granato, da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (SP) e o Prof. Dr. Pe. José Antônio Boaretto, da PUC-Campinas, que analisaram e debateram temas relevantes para a formação crítica dos alunos.

Para a professora Christiany Conte há pontos comuns entre os ODS e o BRICS+, termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes, do qual o Brasil faz parte, ao lado da Rússia, Índia, China e África do Sul. Áreas como: agricultura, consumo, tecnologia e energia são campos em comum entre os países. “Temos um ponto em comum entre os ODS e os BRICS+, que é o desenvolvimento sustentável para a proteção ambiental”, explicou. Ela abordou os impactos contínuos da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento econômico e na educação, apontando a falta de investimento na proteção ambiental no Brasil.

A docente Paula Granato destacou a participação do Brasil nas discussões globais sobre desenvolvimento sustentável. Ela compartilhou sua experiência em janeiro deste ano na Câmara de Comércio dos BRICS, em Nova Delhi, na Índia, quando foram promovidas parcerias estratégicas visando os objetivos da Agenda 2030, da ONU. Para a docente, a utilização da ferramenta Soft Power na cultura, nos valores e na política externa do Brasil podem fortalecer parcerias para o país. “A experiência na Índia foi importante para pensarmos em parcerias estratégicas entre os países dos BRICS”, declarou.

O professor e padre José Antônio Boaretto analisou a expansão do BRICS com a inclusão de novos países e os desafios associados à cooperação tecnológica e à redução da pobreza. Ele enfatizou a importância da cooperação internacional e do multilateralismo na construção de um futuro sustentável e justo para todos.

O evento foi organizado pelo Programa Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS), da Universidade, que tem como um de seus objetivos promover ações coletivas e integrativas entre os estudantes, de todas as áreas de conhecimento da Universidade, para despertar a reflexão e o pensamento crítico sobre questões atuais e importantes à sociedade.

Gabriel França

Sob supervisão do Dcom



Carlos Giacomeli
24 de maio de 2024