Poematas promove humanismo solidário na PUC-Campinas

Projeto é desenvolvido por integrantes do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária

A PUC-Campinas realiza nos dias 3, 10 e 17 de junho, das 12h às 13h, na sala 01A do bloco H15, no Campus 1 da Universidade, o evento Poematas. Trata-se de um projeto feito pelo Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS) e pela Escola de Linguagem e Comunicação (ELC) da PUC-Campinas, que promove uma célula de conversa com o viés literário em local onde os alunos de graduação possam recitar suas poesias, autorais ou não.

O nome do projeto significa “poema” em latim, e tem como objetivo criar um espaço seguro e sem julgamentos para os alunos que queiram compartilhar seus pensamentos e sentimentos, assim como incentivar a escuta ativa. Para participar, basta comparecer ao local nos dias das reuniões e recitar um poema. Os alunos presentes receberão um certificado que valerá para fins acadêmicos.

Lucia Ducasble, coordenadora do GVCS e docente responsável pelo projeto, explica que a iniciativa começou a ser pensada em 2023, mas só conseguiu ser colocada em prática em junho desde ano. “A ideia nasceu com o aluno Davi Reginato, que estuda Publicidade e Propaganda na PUC-Campinas. Um menino que lê muito, que é muito ligado com as questões literárias e de poesia. Foi a partir da iniciativa dele, que nós começamos a maturar a ideia, pensar o espaço e pensar a divulgação”, conta.

Para Lucia, a importância deste projeto na Universidade se dá por ser uma extensão dos objetivos do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária. “O GVCS, em 2024, busca desenvolver dois objetivos que se articulam e se completam: o primeiro é formar células cooperativas, um grupo de apoio com escuta ativa do outro; e o segundo vêm no período pós-pandemia e visa promover ações integrativas através das artes. Em ambos os movimentos, a necessidade é promover o humanismo solidário com os valores da Pontifícia Universidade Católica”, explica.

Davi Reginato, já citado como um dos grandes idealizadores do Poematas, afirma que a arte e a literatura são os maiores motores para o desenvolvimento da iniciativa. “Nós visamos propor que os alunos possam se expressar livremente através da escrita de poemas, afim de destrancar suas habilidades artísticas. O projeto se alinha com os valores, identidade e modo de agir do nosso grupo GVCS”, reforça.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Vitória Régia

Sob supervisão do Dcom