Pelo 3º ano consecutivo, PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do país no QS World University Ranking

PUC-Campinas foi classificada como a melhor universidade privada do interior do Brasil

A PUC-Campinas foi classificada, pelo 3º ano consecutivo, como a melhor universidade privada do interior do Brasil pelo QS World University Ranking, um dos principais indicadores de qualidade do mundo. Na comparação com universidades brasileiras, a PUC-Campinas se destacou nos quesitos: Reputação com Empregadores, Reputação Acadêmica e Resultados de Empregabilidade.

Além de ser a melhor particular do interior, a análise colocou a PUC-Campinas entre as 7 melhores Universidades privadas de todo Brasil e entre as 35 melhores no cenário nacional, incluindo as instituições públicas.

A consultoria britânica QS avaliou um total de 5.663 universidades, mas apenas 1.503 atingiram pontuação para figurar no ranking de melhores do mundo. Somente 35 das universidades classificadas são brasileiras, sendo apenas 7 IES privadas, todas sem fins-lucrativos.

Essa caminhada de excelência começa já na sala de aula, visto que grande parte dos estudantes iniciam cedo em estágios com remuneração, até mesmo com bolsa auxílio e benefícios atrativos. Muitos tiveram a experiência de estágio profissional em multinacionais na Alemanha, Japão, Estados Unidos, Suíça e Portugal.

Nas cidades da Região de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba e em São Paulo, mais de 4,5 mil empresas privadas e públicas parceiras já ofereceram vagas de estágios para os alunos PUC-Campinas. A Universidade também promove cursos e projetos conjuntos com empresas por meio de seu Projeto Mescla, além de aulas práticas dentro de grandes indústrias.

Rankings

A PUC-Campinas se destacou no Guia da Faculdade 2023, a maior pesquisa de opinião brasileira sobre o Ensino Superior, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. A Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, divulgadas pelo Guia, e é a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior brasileiras.

No UI GreenMetric World University Ranking, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior.

A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Carlos Giacomeli
4 de junho de 2024