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Alunos de Jornalismo da PUC-Campinas são premiados na 27ª edição do Intercom Sudeste

Professor do curso de Letras, João Paulo Hergesel, também foi laureado na categoria “Ensino”

A Escola de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas e, mais especificamente, a Faculdade de Jornalismo, contou com quatro trabalhos premiados na edição deste ano do Congresso Regional das Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste).

Agora, estes poderão disputar a etapa nacional do evento, que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, em Balneário Camboriú (SC), no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Além disso, o Prof. Dr. João Paulo Hergesel, da Faculdade de Letras, foi premiado na categoria “Ensino”.

A conferência, que, em 2024, chegou a sua 27ª edição e terminou no último domingo, dia 1º de junho, foi realizada no Campus Professor Bonifácio Andrada, do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Barbacena (MG), e contou com os seguintes trabalhos laureados:

“Papo de Calçada”, um programa de rádio transmitido pela Rádio Brasil de Campinas com o objetivo de discutir a situação dos idosos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), na categoria “Projetos de Extensão”. O trabalho foi produzido pelo aluno Gustavo Tintoti, sob a orientação da Profa. Ma. Ciça Toledo.

“3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo”, sobre como a crise do telejornalismo no pós-pandemia de Covid-19 acabou por pautar a reportagem audiovisual, na categoria “Série de Reportagem Audiovisual”. O trabalho foi realizado pelos estudantes Luiz Augusto Oliveira de Almeida, Renan Rosa Fiorentini e Beatriz Cezar Fernandes, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti.

“Clube Machadinho  – A História do Clube Machadinho: Entre a Memória e o Esquecimento”, na categoria “Audiojornalismo”. O trabalho foi concebido pelos alunos Caio Alexandre Santos e Frederico Vieira de Brito Neves, sob orientação da Profa. Dra. Maria Lucia Jacobini.

“On-line e Desprotegidas: A Invisibilidade da Violência Virtual”, na categoria “Ciberjornalismo”. O trabalho foi executado pelas estudantes Monike Vitório da Silva e Rafaela Antonia Alves de Oliveira, também sob orientação da Profa. Dra. Maria Lucia Jacobini.

Sobre estes dois últimos trabalhos, a professora Maria Lucia diz acreditar que o que eles têm em comum é mostrar o poder de temas socialmente relevantes. Ela comenta ainda que “foram grupos que souberam colocar em prática o poder jornalístico da denúncia e, mais ainda, conseguiram investigar profundamente, com uma abordagem bem complexa, situações que existem na Região de Campinas”.

A diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, por sua vez, diz que “ter esses trabalhos premiados como os melhores da Região Sudeste é gratificante, pois reforça a qualidade do ensino de nosso curso, referência em rankings de pesquisa sobre educação em Jornalismo e Comunicação. Além disso, é preciso ressaltar a alegria de nossos alunos, que se sentem prestigiados nesse mercado que é bem concorrido”.

O decano da Escola de Linguagem e Comunicação, Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza explica que o Intercom é o congresso mais importante do país na área da comunicação e que, por isso mesmo, é motivo de alegria ver os alunos e professores da PUC-Campinas participando e sendo premiados.

“É mais um reconhecimento externo da qualidade de nossos cursos, o que nos anima a avançar ainda mais na proposição de um ensino de excelência”, ressalta Lindolfo.

Outros trabalhos finalistas

Além dos projetos premiados, outros nove foram finalistas do Intercom Sudeste deste ano, sendo seis do curso de Jornalismo, dois do curso de Mídias Digitais e um do curso de Relações Públicas (RP). Todos eles ficaram entre os três melhores da Região Sudeste.

O trabalho finalista representante de RP foi a realização de um planejamento estratégico de relações públicas e comunicação organizacional para o Guarani Futebol Clube, das alunas Júlia Erler, Júlia Lombello, Sofia Mandelli, Isabela Machado, Thainá Arroyo e Beatriz Helena Ferreira, sob orientação da Profa. Dra. Cíntia Lisenberg.

O curso de Mídias Digitais, por sua vez, foi representado pelo banco de imagens “Banquitu”, das alunas Moira Resio Pinheiro, Paula Aparecida Ribeiro e Sabrina Souza Valladão e pela webnovela “Laços Digitais”, dos alunos Bianca Mazzer de Araújo, Gustavo Cavalcanti Escocard Freitas, Matheus Rodrigues Pandin, Ramon Brito da Cruz e Vanessa Yahiro. Ambos os trabalhos foram orientados pela Profa. Dra. Juliana Sangion, pelo Prof. Dr. Marcelo Pereira da Silva, pelo Prof. Dr. Adauto Molck e pelo Prof. Dr. João Paulo Hergesel.

No âmbito do curso de Jornalismo, outros seis trabalhos foram finalistas:

“Depois da Fronteira: Jovens Venezuelanos e a Educação em São Paulo”, das alunas Allane Moraes Pinto e Gabriela Tiburcio Rodrigues de Souza, livro-reportagem orientado pela Profa. Dra. Juliana Doretto.

“Que Babado!”, website produzido pelos alunos Julia Facca e Oscar Bertoldi Nucci, também com orientação da Profa. Dra. Juliana Doretto.

“Três Décadas de Pista: O Movimento Hip-Hop em Campinas”, documentário dos alunos Rafael Lazzari Smaira, Rafael Ribeiro dos Santos e Fernando Almeida Cardoso e Silva, orientado pela Profa. Dra. Juliana Sangion.

A reportagem “Longform Próxima Parada: Estação Sarau”, dos alunos Alanis de Pádua Ferreira Mancin, Luca Ribeiro Guerra e Vinicius de Souza Braga, orientada pela Profa. Dra. Maria Lucia Jacobini.

O podcast “Raio-X Campinas”, dos alunos Fernanda Afonso Alves e Guilherme Volpon, orientado pelo jornalista Edson Rossi.

E o “Portal Digitais (digitais.net.br)”, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, considerado uma das três melhores agências/escola de jornalismo da Região Sudeste, sendo o espaço para a prática da cobertura dos fatos que envolvem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), com cerca de seis mil seguidores.

Comunicação para a Transformação Social

Além da premiação de trabalhos, o Intercom Sudeste de 2024 também recebeu o Fórum sobre Ensino de Comunicação (Fórum Ensicom), que aconteceu pela última vez em 2019, na cidade de Vitória (ES), durante o Intercom Sudeste daquele ano.

Neste ano, o Ensicom contou com apresentações de casos no Ensino Superior de Comunicação e um destes foi o do Prof. Dr. João Paulo Hergesel, da Faculdade de Letras da PUC-Campinas, que venceu o Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social – Região Sudeste, na modalidade “Ensino”, com o trabalho “Entre a Comunicação Literária na Modalidade Escrita e as Temáticas Cidadãs Emergentes: Produção de Crônicas em Salas de Aula”.

João Paulo explica que apresentou um relato da experiência vivida no componente curricular “Letramentos de Língua Portuguesa: Práticas Cotidianas da Faculdade de Letras da PUC-Campinas”.

“A atividade consistiu na produção de crônicas, com o objetivo de aprimorar a comunicação literária na modalidade escrita e explorar a expressão por meio desse gênero textual. O processo envolveu a pesquisa de temas contemporâneos, a construção de repertório, a definição do tipo e abordagem da crônica, a estruturação do texto e a revisão final. Os resultados culminaram na publicação de uma antologia que reflete a sensibilidade e o olhar crítico dos graduandos sobre o mundo ao seu redor”, elucida o professor.

Sobre a sensação de ser premiado, João Paulo disse ter ficado “muito feliz” pelo reconhecimento do trabalho que ele vem desenvolvendo na tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, o que gera “visibilidade tanto para mim, como docente-pesquisador, quanto para a PUC-Campinas, como instituição, que zela pela prática e pela inovação nos processos de ensino-aprendizagem”.

O professor completa dizendo que quando os pesquisadores oferecem uma contribuição para o avanço dos estudos científicos em sua área; os professores pensam em metodologias inovadoras para propor as suas aulas e atividades de extensão que colaborem com as demandas da comunidade externa; e os alunos desenvolvem produtos inéditos e de impacto social, isso não pode ficar limitado ao espaço da universidade.

“Participar de eventos assim faz com que os colegas da área, de diferentes lugares do país, tenham conhecimento sobre o que vem sendo experimentado e produzido em nossa instituição. Além do reconhecimento e da visibilidade, os comentários dos pares nos ajuda a aprimorar nosso modo de pesquisa, ensino e extensão, dando-nos energia para continuarmos sendo criativos e engajados”, encerra João Paulo.



Daniel Bertagnoli
6 de junho de 2024