Alunos da PUC-Campinas são premiados na 27ª edição do Prêmio CREA-SP de Formação Profissional

O professor Phelipe Viana Ruiz também foi agraciado em reconhecimento à excelência no ensino

Os melhores alunos das faculdades de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Geografia e dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações da PUC-Campinas, formados no ano passado, foram homenageados, no último dia 13 de maio, na 27ª edição do Prêmio CREA-SP de Formação Profissional.

Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, o evento premia os melhores desempenhos acadêmicos ao longo de cada curso. Além dos estudantes, foi também gratificado o Prof. Dr. Phelipe Viana Ruiz, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e da Faculdade de Engenharia Civil.

O Memorial da América Latina, em São Paulo, foi o palco para que os agora formados Andressa Bianquessi Fernandes (Engenharia Ambiental e Sanitária), Bruna Hortência Santana Araújo da Silva (Geografia), Gustavo Rodrigues Megiolaro (Engenharia Mecânica), Julia Moulaibb Silva (Engenharia Civil), Matheus Henrique de Campos Marcomini (Engenharia de Controle e Automação), Moisés Fernandes (Engenharia de Telecomunicações) e Pamela Moreira Tomazim (Engenharia Química) fossem laureados. Todos eles obtiveram a maior média geral considerando todas as disciplinas realizadas ao longo de seus respectivos cursos e faculdades.

O professor Phelipe Viana Ruiz, por sua vez, foi indicado pela própria Universidade em reconhecimento ao seu destaque e excelência no ensino, tanto no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, quanto na Faculdade de Engenharia Civil. No ano passado, ele foi escolhido como paraninfo da turma de Engenharia Civil e homenageado pela turma de Engenharia Ambiental e Sanitária, ambas graduadas em 2023.

Phelipe também é conhecido por propor diversos desafios aos alunos, utilizando-se de várias metodologias, tendo, inclusive, desenvolvido um jogo para ser utilizado em suas aulas chamado “Técnicas Play”. Projetado para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, ele permite que os alunos vivenciem em sala de aula experiências similares àquelas que eles enfrentarão durante a atuação profissional.

O jogo ainda permite aos estudantes que eles se insiram em um ambiente virtual que simula um canteiro de obras, dando-lhes a chance de tomar decisões críticas que impactam no resultado da construção, partindo da interpretação de projetos até a execução do sistema construtivo em alvenarias de edificações de pequeno e médio porte.

Reconhecimento ao esforço

De acordo com o Prof. Dr. Rodrigo Cuberos Vieira, diretor da Faculdade de Engenharia Civil e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da PUC-Campinas, o “prêmio é muito importante para os alunos, pois é um reconhecimento ao esforço que eles tiveram ao longo de todos os anos de estudo, e quando esse reconhecimento ocorre por parte de um conselho tão importante quanto o CREA-SP, é algo que os alunos da PUC-Campinas e a própria Instituição valorizam bastante”.

Rodrigo comenta ainda que a premiação aos docentes, que aconteceu pela primeira vez nesta edição, também é muito importante por reconhecer o empenho daqueles que passam, com a devida qualidade, o seu conhecimento aos alunos e que se utilizam de metodologias inovadoras, sendo, inclusive, um estímulo aos demais docentes.

Ele encerra dizendo que, para a PUC-Campinas, “esse prêmio é um reconhecimento ao esforço e à dedicação em fornecer um ensino de qualidade aos estudantes e um reconhecimento à excelência do ensino do professor Phelipe em ambos os cursos nos quais ele leciona”.

Daniel Bertagnoli
10 de junho de 2024