PUC-Campinas seleciona estudantes para bolsa de estudos na Espanha

Doutoranda da Educação, Angélica Lima da Silva, e aluno Wellington Mendonça de Cardoso Júnior, do curso de Direito, irão participar de intercâmbio no programa Top España, do Santander

A PUC-Campinas, através do Departamento de Relações Externas (DRE), divulgou o nome dos dois estudantes selecionados para participar do programa de intercâmbio Top Espanha, do Santander, na Universidad de Salamanca, na Espanha.

A doutoranda em Educação, Angélica Lima da Silva, e o aluno de Direito, Wellington Mendonça de Cardoso Júnior, farão um curso de espanhol com duração de três semanas no país europeu, com tudo pago: refeições (café, almoço e janta), alojamento, transporte (aeroporto-universidade) e agenda de atividades culturais no âmbito do programa.

“O número de alunos inscritos ao Top España nos surpreendeu muito neste ano. Foi o maior de todas as edições do programa aqui na PUC-Campinas. Em menos de um mês, recebemos 500 inscrições, o que tornou o processo ainda mais seletivo. Nesse sentido, os estudantes selecionados possuem grande mérito e devem celebrar muito as conquistas das vagas”, explicou o Prof. Carlos Pizzolatto, coordenador do Departamento de Relações Externas.

O programa acontece há mais de 10 anos e oferece certificado aos estudantes. A viagem ocorrerá no dia 28 de junho, com retorno agendado para 19 de julho.

“Eu achei incrível o processo, porque tem muito a ver com o nosso desempenho na Universidade. E a Universidad de Salamanca é muito renomada, então a felicidade de estar nesse espaço, de compartilhar com as pessoas, e também de levar um pouco da nossa história e das nossas vivências acadêmicas é bem importante. Será bastante agregador para o meu currículo. Eu estou feliz por essa oportunidade”, afirmou Angélica.

“Foi inacreditável. Na hora que eu ouvi a notícia, eu pulava de alegria. Ter essa oportunidade pela PUC-Campinas, que é uma instituição tão renomada, é muito importante. É a primeira vez que eu saio do país. Me sinto pronto para o que der e vier”, comentou Wellington.

“O Programa Top España é uma iniciativa trazida pelo Banco Santander, que para a Universidade é muito importante, pois o estudo da língua espanhola agrega para o nosso aluno uma vantagem competitiva, já que o Brasil está rodeado por países que falam espanhol e muitas vezes não temos conhecimento suficiente dessa língua para desenvolver boas relações internacionais com nossos vizinhos. Esse ano tivemos um enfoque especial em grupos minoritários, como pessoas pretas, pardas e indígenas, para as quais, infelizmente, essas oportunidades muitas vezes não chegam. Assim, é uma grande contribuição social também que a Universidade realiza em parceria com o Santander, reforçando nossos valores, sobretudo do compromisso social dentro da nossa missão de construção de uma sociedade justa e fraterna”, afirma Evandro Marcelino Martins, Analista de Relações Internacionais do DRE.

Carlos Giacomeli
10 de junho de 2024