Universidade recebe visita de representantes do Centro Universitário FEI

Reitor e Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa da instituição de São Paulo conheceram várias áreas da PUC-Campinas

A Universidade recebeu, nessa segunda-feira, a visita de representantes do Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros). Estiveram presentes o Reitor, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, e o Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres. Ambos foram recebidos pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O objetivo foi a troca de experiências entre as duas instituições. O Reitor da PUC-Campinas enfatizou a importância do encontro. “Essa troca é muito significativa e é um prazer recebê-los aqui na Universidade”, considerou. Para o Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, o encontro foi muito produtivo. “É muito importante essa troca de experiência entre instituições com uma missão em comum. Temos esse diferencial que nos une e nos torna mais fortes”, disse.

Durante todo o dia, os representantes da FEI conheceram várias áreas da Universidade. Pela manhã, se reuniram com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira.

Ao longo da tarde, as trocas de experiências foram com o Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi; e com a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.

Além de almoçarem no Hub Gastronômico da Universidade, os representantes da FEI conheceram o Espaço Manacás, onde receberam detalhes sobre os projetos, objetos de aprendizagem digital e de experiências educativas inovadoras na formação de professores da rede de Ensino Básico e Superior e de estudantes de licenciaturas e bacharelados.

Os professores Barbeta e Torres também conheceram o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, órgão que busca ampliar o diálogo com as diferentes comunidades, estabelecendo parcerias que visam ações afirmativas de combate ao racismo e de respeito à diversidade cultural.

Por fim, os visitantes conheceram o programa Mescla, o hub de inovação e empreendedorismo da PUC-Campinas. Lá, tiveram contato com os programas de aceleração e as parcerias que envolvem a Universidade e agentes do setor público e de diversas áreas do mercado. E ainda visitaram o AIoTLab Brasil, laboratório que une a academia e o mercado com foco na cooperação para a busca de soluções baseadas em Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Carlos Giacomeli
18 de junho de 2024