Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária da Escola de Ciências da Vida ganha sala fixa e amplia acolhimento

Grupo dá suporte para estudantes que enfrentam problemas de adaptação, no âmbito acadêmico, pessoal, familiar e econômico

O Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS) da PUC-Campinas ganhou um novo espaço no Campus II da Universidade. A inauguração do novo local aconteceu no último dia 12 de junho, com o “Arraiá do Amor” e muita alegria. Agora, o Grupo poderá realizar o apoio aos estudantes na sala A26B, no Bloco A, denominado “Ponto de Encontro”.  Com a novidade, o GVCS-ECV amplia sua atuação e garante que mais pessoas possam receber o apoio necessário.

O GVCS começou em 2018, no Campus II, com a ideia de um projeto em que o aluno pudesse trocar experiências “face a face” com outros estudantes para apoiar os colegas em momentos de dificuldade. Em 2019, ele já estava nos dois campi, atendendo estudantes de toda a Universidade. Em 2024, cresceu e ganhou espaços fixos no Campus II (sala A26B) e também no Campus I – sala 01A, no H15, que contempla quatro Escolas, e na sala 225, no bloco C, que atende estudantes da EHJS.

A procura tem aumentado com essas novas possibilidades. No Campus II, por exemplo, só no período entre 7 de março e 17 de junho, foram acolhidos 231 alunos da ECV (Escola de Ciências da Vida), sendo que 90% desses acolhimentos ocorreram no Ponto de Encontro e 10%, no acolhimento itinerante, isto é, ocorre onde o aluno que deseja conversar se encontra. Só nessa unidade, são nove estudantes que atuam no Programa, dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina e Psicologia. “Muitos alunos buscaram o Ponto de Encontro-ECV, onde trocaram ideias, riram, choraram, compartilharam experiências”, explica Lucia Maria Quintes Ducasble Gomes, docente facilitadora do GVCS-ECV. “Esses alunos que acolhem seus pares possuem um perfil especial por serem pessoas que escutam, que se importam, que falam de suas experiências sem impor ou julgar nada. O espaço é de partilha, de cuidado uns com os outros, e isso é muito importante no cenário atual”, completa.

Funcionamento

Com a participação de alunos bolsistas e voluntários, são promovidos encontros e atividades que auxiliam, por meio da colaboração, estudantes a superarem momentos de dificuldade. Eles partilham suas experiências, tanto em nível pessoal quanto acadêmico, e, com uso de metodologia cooperativa, diante das inúmeras circunstâncias que se apresentam ao longo da vida universitária, se ajudam mutuamente.

Outro ponto importante do Grupo é o sigilo, pois nada do que é falado nos encontros é divulgado, nem os nomes dos participantes. Caso sejam relatados nos encontros problemas que possam ser resolvidos em outros departamentos da PUC-Campinas, eles podem ser encaminhados, caso o estudante deseje.

O GVCS da Escola de Ciências da Vida, no Campus II, atua em três grandes frentes: o acolhimento face a face, na perspectiva de grupo de apoio; a escuta ativa, ombro amigo (sala A26B); o acolhimento ampliado, através de ações externas; e o acolhimento itinerante.

Não há necessidade de inscrição ou agendamento. Também não há nenhuma obrigação de participar das atividades e os participantes podem deixar de frequentar o Grupo assim que desejarem.

Hoje, o espaço, no Campus II, fica aberto todos os dias, entre 12h e 13h, e às quartas e quintas, no período da tarde. Fora desses horários, é necessário acionar algum integrante do Grupo para buscar agendamento. Lá também acontecem os projetos “Jogando com o GVCS-ECV” e o “Clube do Livro-ECV”.

Para quem quiser participar ou precisar de apoio, basta acionar a equipe pelos contatos abaixo:

E-mail: caci.gvcs_12@puc-campinas.edu.br

Carlos Giacomeli