Estudantes de Serviço Social da PUC-Campinas criam cartilha para pessoas com deficiência

Entrega do material foi realizada para duas instituições de Campinas em evento na FaEFi

Os alunos e alunas da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas elaboraram uma cartilha direcionada às pessoas com deficiência (PCD’s) e seus familiares com o intuito de divulgarem os serviços, programas e benefícios existentes na área de assistência social.

Uma distribuição desse material foi realizada, no dia 15 de junho, na Quadra Coberta da Faculdade de Educação Física (FaEFi) da PUC-Campinas, durante o intervalo do treino de rugby em cadeiras de rodas, e na Pista de Atletismo, para os PCD’s vinculados à Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) e à Associação Paraolímpica de Campinas (APC), bem como, aos seus parentes e amigos.

A ação se deu através de parceria intermediada pelo educador físico Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, coordenador técnico do projeto desenvolvido pela ADEACAMP e gerente de projetos da APC.

Para a Profa. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá, diretora da Faculdade de Serviço Social e docente responsável pela disciplina “Política de Assistência Social e Serviço Social”, a qual este tipo de atividade está vinculada, o exercício possibilitou integrar a prática do esporte para pessoas com deficiência com o conhecimento e o exercício dos direitos relacionados à Política Nacional de Assistência Social (PNAS), de modo a viabilizar a sua inclusão e cidadania.

“Os alunos de Serviço Social tiveram em sua formação o acréscimo de uma experiência ímpar, uma vez que o exercício relacionou ensino, pesquisa e extensão através de uma ação extensionista de natureza coletiva. Do ponto de vista institucional, foi possível o estreitamento de laços entre a Universidade e as organizações sociais parceiras, com a possibilidade de realização de novos projetos em um futuro próximo”, explica Jeanete.

Sobre a cartilha
A elaboração e entrega da cartilha, como já mencionado, são resultados da atividade de curricularização da extensão na disciplina “Política de Assistência Social e Serviço Social” e o material, elaborado nas versões física e digital, conta com a possibilidade de ser compartilhado em um efeito multiplicador, permitindo o acesso a informações, de modo a garantir as seguranças básicas de sobrevivência, acolhida e convívio familiar, comunitário e social a esse segmento.

Concomitantemente a entrega da cartilha, ocorreu também o projeto de curricularização da extensão vinculado à disciplina “Matricialidade Sociofamiliar”, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Virginia Fernandes Righetti Camilo, com a coleta, pelos alunos e alunas, de depoimentos impactantes dos familiares das crianças e adolescentes em treinamento e a prestação de orientações quanto às atribuições dos Conselhos Municipais de Direitos e sobre a participação social, com o exercício pleno da cidadania.

Curricularização da extensão
Curricularizar uma extensão universitária é tornar as suas ações parte integrante dos currículos dos cursos e não apenas uma atividade opcional ou complementar para os estudantes, consistindo na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) com o intuito de garantir um percentual mínimo na carga horária desses para as atividades de extensão em atendimento à Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira.

Sobre a ADEACAMP e a APC
A Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma associação sem fins lucrativos, de caráter social, educacional, cultural e esportivo, cujo principal objetivo é propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas em Campinas e região.

Surgida de um projeto de extensão chamado “Atividades Motoras e Esporte Adaptados na Unicamp”, vinculado à Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente, a entidade, fundada em 2008, conta com três modalidades de esportes adaptados: handebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas e bocha paralímpica.

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC), por sua vez, é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que busca contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas.

Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência. Todos os atendimentos são realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para esse segmento social.

Daniel Bertagnoli
20 de junho de 2024