PUC-Campinas termina em 6º na fase Mundial do CESIM

Universidade havia sido campeã e também vice-campeã na etapa que contou com 99 equipes da América Latina e Países Lusófonos

Estudantes da PUC-Campinas terminaram na 6ª colocação na fase mundial da competição Elite CESIM 2024. A equipe “PUC-Campinas – Economia” ficou atrás de uma equipe francesa, duas chinesas, uma argentina e uma vietnamita. Na fase inicial, na etapa que contou com 99 equipes da América Latina e Países Lusófonos, as duas equipes da PUC-Campinas haviam terminado na primeira e segunda colocações.

O Torneio Cesim Elite é uma competição mundial em simulação de negócios, onde os estudantes colocam à prova a capacidade de raciocínio, de propor e executar estratégias de gestão num ambiente de negócios complexo e volátil, além de dedicar-se a resolver situações apresentadas em cases, entre outras competências.

Para o Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e mentor dos alunos na competição, o resultado foi muito positivo. “Os nossos resultados estão dentro da nossa expectativa e são excelentes. Primeiro, a conquista da vaga do Mundial. Classificamos em primeiro e segundo da América Latina, superando curso de negócios reconhecidos, e conseguimos chegar na sexta colocação do Mundial, onde a classificação foi bastante próxima, e detalhes fizeram muita diferença. As equipes performaram muito bem, atendendo às expectativas iniciais, fruto dos aprendizados de períodos anteriores”, pontuou o docente.

O bom desempenho da PUC-Campinas não é de agora. Nos dois últimos anos, a instituição ficou na 1ª colocação na fase inicial, com uma das equipes inscritas e em 3º com a segunda equipe. Neste ano, com os dois primeiros lugares da fase continental, as equipes da PUC-Campinas receberam, respectivamente, U$ 500 e U$ 350.

O professor explicou o que foi realizado nessa etapa final e quais os detalhes que fizeram diferença. “Se tratava do lançamento de uma simulação nova, portanto, nunca a tínhamos trabalhado, que consistia na comercialização de carros, dentro do modelo europeu, ainda em desenvolvimento no mercado brasileiro. A equipe respondeu muito bem, mas como era algo novo, algumas equipes conseguiram performar um pouquinho melhor que a gente. Também tivemos a dificuldade com o calendário, pois a competição coincidiu com feriado no Brasil, diminuindo a intensidade dos trabalhos que uma competição como essa exige”, salienta.  Além disso, ele cita que em muitos países, as equipes realizam a dedicação em tempo integral, enquanto aqui, a maioria de nossos alunos concilia a Universidade com o trabalho.

Para o docente, é tempo de continuar o trabalho bem feito e aperfeiçoar detalhes para chegar ainda mais longe no ano que vem. “Agora é dar continuidade nos trabalhos com os alunos de diversas turmas para que possamos manter uma equipe competitiva. Vamos trabalhar no segundo semestre para também entrar nas competições, agora do mercado financeiro, que se fazem presente a partir de agosto. Iniciamos esse processo no ano passado e, cada vez mais, queremos colocar os nossos alunos para testar os seus conhecimentos”, explicou.

Confira a classificação final:

1° ESSEC LMBA – Franceses – Universo Halti

2° Commercial Giant – Chineses – Universo Saana