Professora da PUC-Campinas fará palestra em evento da Prefeitura sobre violência contra idosos

Seminário, que vai debater tema, terá a participação da Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade

A PUC-Campinas estará representada no Seminário “Superando Desafios – A violência contra a Pessoa Idosa”, que será realizado nesta segunda-feira, 24 de junho, entre 8h e 16h, no Auditório do Sesc Campinas, localizado na rua Dom José I, 333, bairro Bonfim. A Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade, irá ministrar palestra sobre “A Década do Envelhecimento Saudável”. O evento também terá a apresentação do Coral do Vitalità na abertura.

“O combate ao idadismo é a primeira e fundamental ação para garantir melhores níveis de saúde da população idosa nos próximos anos. Significa que mudarmos a forma como pensamos sobre a velhice e o envelhecimento, combatendo o preconceito em relação à idade, auxilia na garantia de que iremos envelhecer com mais qualidade e mais saúde”, comentou a docente.

De acordo com a professora, junho é um mês importante, já que se trata do mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa. “O Vitalità está inserido nesta discussão, fazendo com que possamos levar mais conhecimento para a comunidade externa, mas também para nossa comunidade interna, de forma a contribuir com a formação integral de nossos alunos. Eles estão inseridos nesta realidade demográfica atual de envelhecimento da população e precisam estar preparados para os impactos que isso trará no mundo do trabalho. Temos conquistas, mas temos muitos desafios pela frente. O profissional que tiver este conhecimento e vivência com pessoas de todas as idades, principalmente as mais velhas, estará preparado para responder a estes desafios”, completa Mariana.

Nos últimos anos, o Vitalità avançou em suas ações e representatividade dentro deste cenário. Recentemente, o Centro passou a integrar o Conselho Municipal do Idoso, na nova gestão de 2024 a 2027.

A PUC-Campinas é a primeira universidade da América do Sul a conquistar o título de integrante da Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso. A associação reúne mais de 70 instituições de ensino superior na Europa, Ásia e América do Norte e é uma iniciativa da Dublin City University (DCU), da Irlanda.

Para se inscrever no seminário, clique aqui.

Carlos Giacomeli
21 de junho de 2024