Pesquisadores da PUC-Campinas participam de oficina de Cientometria

Treinamento foi oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão em parceria com o SBI (Sistema de Bibliotecas e Informação)

Os pesquisadores da PUC-Campinas participaram, nessa quarta-feira (19), de um treinamento sobre métricas de pesquisa acadêmica, prática chamada de “cientometria”. A oficina foi oferecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão com o apoio do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade.

O evento destacou a importância da cientometria, a ciência que analisa quantitativamente a produção e disseminação do conhecimento científico como ferramenta essencial para entender e otimizar o fluxo de informação científica. Os participantes puderam explorar como as métricas cientométricas podem apoiar a tomada de decisões estratégicas, identificar tendências emergentes e garantir que os recursos sejam direcionados de maneira eficiente.

A iniciativa também ressaltou o compromisso da Universidade com um ambiente acadêmico robusto e inovador, alinhado com as tendências emergentes do ensino superior e da pesquisa científica.

Para Sérgio Eduardo Silva de Caldas, coordenador do SBI, o treinamento foi muito proveitoso. “A realização dessa oficina de cientometria foi extremamente satisfatória, atendendo às expectativas. Reforçou o compromisso em equipar os pesquisadores com ferramentas e conhecimentos essenciais, fortalecendo nossa convicção em um futuro promissor para o ensino e a pesquisa em nossa Universidade”, afirmou.

Cientometria

A cientometria é um componente expressivo para a pesquisa no ensino superior contemporâneo, pois apoia a análise quantitativa da produção científica. Ela fornece indicadores como a quantidade de artigos publicados, seu impacto por meio de citações, desempenho de instituições, redes de colaboração e tendências de pesquisa. Além disso, avalia a qualidade das publicações com métricas, como o fator de impacto e o índice h. Essas análises ajudam a direcionar recursos, promover colaborações e manter a excelência acadêmico-científica, alinhando-se com tendências emergentes na pesquisa.

Carlos Giacomeli
21 de junho de 2024