Professor da PUC-Campinas realizará estágio de Pós-Doutorado na Columbia University, de Nova Iorque

Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação, também ministrará oficinas e cursos na universidade norte-americana

O Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação, realizará um estágio de Pós-Doutorado na Columbia University, de Nova Iorque, em 2025. O docente participará, como professor visitante (Visiting Scholar), de todas as atividades do Programa de Filosofia e Educação do Teachers College e irá oferecer oficinas e minicursos.

Além disso, poderá desenvolver a sua pesquisa em solo norte-americano. “Vou ter uma sala para desenvolver minha pesquisa, intitulada Energy transition, Geoethics and Educational Policies, com acesso a distintas bibliotecas e plataformas. Vou participar de eventos da Philosophy of Education Society e da John Dewey Society, considerando que meu anfitrião, Prof. Dr. David Hansen, foi o presidente dessas duas instituições. Vou produzir artigos em parceria com ele e outros pesquisadores da universidade e publicar lá”, explicou.

A oportunidade veio por um incentivo da PUC-Campinas para que professores façam o estágio de Pós-Doutorado fora do país, proporcionando, assim, a ampliação da qualificação dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) oferecidos na Universidade.

A publicação já foi realizada no site oficial da universidade norte-americana, que também cita outros dois docentes – Elena Theodoropoulou e Steven Zhao – como visitantes.

“Irei procurar muitas parcerias com as pessoas da universidade de Columbia e também com pesquisadores de outras universidades dos Estados Unidos e da Europa. Pretendo visitar outros cursos para criar ponte de contato e acesso para outros professores da PUC-Campinas, dos distintos Programas de Pós-Graduação. O resultado de tudo isso será compartilhar a experiência para fortalecer o nosso Programa de Pós-Graduação”, comentou o professor.

Carlos Giacomeli
28 de junho de 2024