Pe. Antonio Douglas de Moraes, Coordenador da Pastoral Universitária, celebra 25 anos da Ordenação Presbiteral
Jubileu de Prata foi comemorado com quatro missas, duas delas na PUC-Campinas
O Pe. Antonio Douglas de Moraes, Coordenador da Pastoral Universitária da PUC-Campinas, comemorou, durante a semana, o Jubileu de Prata – 25 anos de Ordenação Presbiteral. Para celebrar o aniversário, quatro missas foram realizadas, duas delas, na PUC-Campinas, nos Campi I e II. Outra missa aconteceu na Paróquia São José Operário, em Campinas, onde foi pároco durante 13 anos. A quarta missa será celebrada no dia 7 de julho, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, local onde foi ordenado padre, há 25 anos.
Durante a última celebração, realizada nesta sexta-feira (28), o padre se emocionou ao rever amigos e pessoas das paróquias onde trabalhou e da Paróquia Universitária Santo Tomás de Aquino, onde é o atual pároco. “Eu estou me lembrando dos anos passados, dos lugares em que eu fiquei trabalhando, das pessoas com quem convivi, e parece que a gente faz uma revisão de vida, para meditar o momento atual e também para lançar como que gostaríamos que fosse daqui para frente”, afirmou o padre. “É um momento de muita alegria, de muita gratidão”, completou.
O padre escolheu uma frase de São João da Cruz para nortear sua vida na igreja: “O menor movimento de puro amor vale mais para a Igreja que todas as outras obras reunidas”. Ele também falou sobre a importância da simplicidade.
“O que mais me impressiona é a simplicidade. Parece que, às vezes, ficamos preocupados em realizar algumas obras, o que é importante também, nos preocupamos em ter êxito no trabalho, mas, ao longo do tempo, vamos notando que o mais importante mesmo são os gestos de amor, a simplicidade, a amizade e essa rede de pessoas que vamos construindo”, disse.
Na homilia, o padre Douglas falou sobre a mensagem do Evangelho e reforçou a importância de confiar na providência de Deus para nos guiar. “Por mais que queiramos o controle, não o temos. Quantas vezes planejamos de um jeito e tudo vai em uma outra direção? É Deus mostrando que é por outro caminho! ‘Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso?’”, disse.
Ao final, também trouxe uma frase de alento. “Que delícia nos depararmos com Jesus nos falando: “Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade”.
A celebração contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, dos Pró-Reitores, gestores, professores e membros da comunidade acadêmica e padres convidados.
Depois da celebração, o padre recebeu os cumprimentos e um agradecimento especial do Reitor da Universidade. “Obrigado pelos 25 anos dedicados à Igreja e os anos dedicados à Universidade. O senhor sabe que na Universidade já conquistou o coração de todos: professores, estudantes e funcionários. Mais do que expressar um gesto de amor à Universidade, o senhor vive o amor, nas suas ações, nas palavras e nos projetos que tem desenvolvido junto a todos os seguimentos. Eu agradeço por tudo isso”, disse o professor Germano.
BIOGRAFIA
O Pe. Antonio Douglas de Moraes nasceu no dia 4 de julho de 1971, em Indaiatuba-SP, filho de Dércio de Moraes e Antônia Cecília Tonin de Moraes. Cursou o primário e o ginásio na EEPG Professor Geraldo Enéas de Campos, em Indaiatuba; e o Ensino Médio na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, no Curso Técnico de Mecânica Industrial. Fez os Cursos de Filosofia e Teologia na PUC-Campinas, de 1992 a 1998.
Foi ordenado Diácono no dia 18 de dezembro de 1998, na Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, pelas mãos de Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas na época. Foi nomeado, no dia 18 de fevereiro de 1999, para a Paróquia Santo Cura D’Ars, em Campinas. No dia 25 de junho de 1999, foi ordenado Presbítero na Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, também pelas mãos de Dom Gilberto Pereira Lopes. Iniciou seu ministério presbiteral como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Cruz, em Campinas, no período de 1º de julho de 1999 a 16 de março de 2000, quando foi nomeado Pároco da Paróquia São José Operário, em Campinas, onde permaneceu até fevereiro de 2013.
Nesse período, foi, ainda, membro do Conselho de Presbíteros e Vigário Forâneo, no ano de 2011, participando, assim, da Coordenadoria de Pastoral e da Coordenação Colegiada de Pastoral. Concluiu, em setembro de 2011, o mestrado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com o título Um Estudo sobre a Espiritualidade nas Ações Pedagógicas dos Professores.
Em fevereiro de 2013, foi nomeado Reitor do Seminário Maior Imaculada Conceição, membro da Equipe de Formação do Seminário e do Conselho de Presbíteros e, em 12 de março de 2015, para compor o Colégio de Consultores da Arquidiocese de Campinas. Foi nomeado, também, em 10 de julho de 2015, como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campinas. Doutorou-se, em fevereiro de 2016, pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, no Laboratório de Psicologia Genética, da Faculdade de Educação, na Área de Psicologia Educacional, com o título Intervenção Pedagógica e Construção da Competência Moral em Universitários.
No dia 02 de janeiro de 2018, foi nomeado para o Ofício de Reitor do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, com a função de Diretor e Formador da Teologia e, também, para a Equipe dos Formadores do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. No dia 29 de novembro de 2019, foi nomeado Pároco da Paróquia Universitária São Tomás de Aquino, na PUC-Campinas, por Dom João Inácio Müller, atual Arcebispo Metropolitano de Campinas. Em 2022, concluiu seu Pós-Doutorado, intitulado A Teologia Moral como Arte de Educar para o Cuidado, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, em Portugal. O resultado desse trabalho deu origem ao livro A Pedagogia Moral de Jesus, publicado em 2023 pela Editora Santuário.