Estudantes articuladores participam de Encontro de Vivência e Imersão em São Pedro

Atividade teve o objetivo de integração dos estudantes de diversos cursos e também professores

Estudantes articuladores do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária, programa da CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna), da PUC-Campinas, e docentes da Universidade participaram, nos dias 22 e 23 de junho, do Encontro de Vivência e Imersão (EVI), realizado no seminário Santo Antônio, na cidade de São Pedro. O tema desse encontro foi “A Jornada do Herói”.

Os encontros, organizados pela CACI, sempre são realizados em locais afastados, de muito verde, que chamam para momentos de reflexão, à interiorização e ao encontro. Estiveram presentes também no encontro o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; a Pró-Reitora de Graduação, Cyntia Belgini Andretta; além dos docentes que comandam o projeto: Professor José Donizete de Souza, da Coordenadoria de Atenção à Comunidade Interna (CACI), professora Lucia Maria Quintes Ducasble Gomes, docente facilitadora do GVCS-ECV; a professora Renata Arantes, docente facilitadora do GVCS-Poli; o professor André Olzon, docente facilitador do GVCS-EAAD; e o Pe. José Antônio Boaretto.

“O primeiro momento é de integração entre os estudantes. O segundo é de formação, quando ocorrem falas de docentes, convidados ou de professores que atuam no grupo, oferecendo uma reflexão sobre a identidade de cada um, a identidade do grupo, escuta ativa, compaixão, modos de vida, diversidade, temas que eles convivem, já que escutam alunos da Universidade. Então, é um momento de formação riquíssimo”, comenta a professora Lucia Maria Quintes Ducasble Gomes.

“O encontro é importante porque reúne todos os estudantes bolsistas, egressos e professores, envolvidos em um momento de aprofundamento de conteúdo, convivência e, ao mesmo tempo, é um espaço privilegiado de experimentação e vivências relacionadas aos temas do programa”, afirmou o professor José Donizete de Souza.

Nos dois dias de agenda foram realizadas aulas, dinâmicas, atividades lúdicas, com dimensão reflexiva e também prática.  Esse foi o 7º encontro realizado pelo grupo desde 2019. A partir do segundo semestre, cada Escola da Universidade terá um docente específico acompanhando os trabalhos dos alunos do programa.

Carlos Giacomeli
1 de julho de 2024