Professora de Especialização em Direito Constitucional da PUC-Campinas ministra palestra na Escola Paulista de Magistratura

Mayara Amorim debateu sobre decisões judiciais a partir do conceito de “interseccionalidades”

A docente do curso de Especialização em Direito Constitucional da PUC-Campinas, Profa. Ma. Mayara Pereira Amorim, foi uma das palestrantes do curso “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero”, promovido pela Escola Paulista de Magistratura (EPM), em sua sede, localizada na capital paulista, no último dia 3 de julho.

Convidada pela organização do evento, a pesquisadora debateu sobre “interseccionalidades” no Poder Judiciário, ou seja, as interações entre os tipos de opressão que formam a sociedade, particularmente no campo do Direito.

Da esquerda para a direita: as juízas Maria Domitila Prado Manssur e Gina Fonseca Corrêa, junto a docente do curso de Especialização em Direito Constitucional da PUC-Campinas, Profa. Ma. Mayara Pereira Amorim.

Promovido em parceria com o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), o curso contou com 448 matriculados nas modalidades presencial e on-line, abrangendo alunos de 62 comarcas e 22 estados. Entre os inscritos estavam magistrados, juristas, professores e operadores do Direito.

Autoridades presentes na sede da EPM, como o desembargador Waldir de Nuevo Campos Júnior e as juízas Gina Fonseca Corrêa e Maria Domitila Prado Manssur, acompanharam as reflexões de Mayara sobre a necessidade da criação de uma cultura jurídica emancipatória que reconheça os direitos de todas as mulheres e meninas, permitindo, assim, a construção de caminhos para um novo tipo de conhecimento.

Sobre a palestrante
A professora Mayara Pereira Amorim é graduada em Direito pela PUC Minas e Mestra em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social pela PUC-Campinas. Lançou, no ano passado, o livro “Políticas Públicas Antirracistas – Análises sobre Racismo Estrutural e Programas de Transferência de Renda”, pela Editora Dialética, como resultado de sua dissertação defendida na Universidade.

Atualmente, a pesquisadora continua o seu trabalho na PUC-Rio, onde cursa o Doutorado em Direito do Estado e Teoria Constitucional, e atua também, tal como mencionado anteriormente, como professora do curso de Especialização em Direito Constitucional da PUC-Campinas.

Daniel Bertagnoli
10 de julho de 2024