Preço da cesta básica tem aumento de 4,79% em junho e atinge maior valor da série histórica

Informativo do Observatório PUC-Campinas ainda aponta uma alta de 9,41% no acumulado dos seis primeiros meses do ano

O preço da cesta básica teve alta de 4,79% no mês de junho em Campinas, segundo análise periódica feita pelo Observatório PUC-Campinas. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes.

Confira o estudo completo aqui

Com a alta registrada, o valor da cesta básica chegou a R$ 781,23, acumulando uma alta de 9,41% no acumulado do ano, com o segundo acréscimo consecutivo em 2024, resultando em aumento de R$ 35,72 comparado ao mês de maio, quando o valor foi de R$ 745,51. Esse é o valor mais alto já apurado.

Segundo o levantamento, levando em conta a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário-mínimo deveria ser de R$ 2.343,70. Porém, com o valor atualizado da cesta, ela compromete cerca de 55,3% do valor do salário-mínimo vigente.

Apenas um dos 13 itens pesquisados apresentou redução no preço (o feijão, de -6,08%). Todos os demais tiveram alta. Destaque para o tomate, que puxou a fila com o preço 18,87% mais caro. Já no acumulado do ano, a maior alta é a da batata, com acréscimo de 53,22% em seis meses. A farinha teve a maior queda no preço acumulado, com -5,05%.

Carlos Giacomeli
11 de julho de 2024