PUC-Campinas forma Turma 58 da Faculdade de Medicina

Colação de grau da Turma 58 de Medicina aconteceu na manhã desta quinta-feira, no Campus I da Universidade

Em uma celebração cheia de emoção e alegria, os estudantes da Turma 58 de Medicina da PUC-Campinas fecharam o ciclo de seis anos da Graduação e comemoraram o primeiro passo rumo à vida profissional de sucesso no mercado de trabalho.  A Formatura dos 63 estudantes contou com a presença dos familiares e amigos, que dividiram a felicidade da conquista de árduos anos de estudo.

A mesa diretiva da colação foi formada pelo Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, representando o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior;  o Decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo; o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Joaquim Simões Neto; o paraninfo da turma, Prof. Me. Guilherme Zupo Teixeira; e os homenageados, Prof. Lucas de Freitas Cerantola, Profa. Me. Mariane Massaini Barbieri e a Profa. Me. Mila Pontes Ramos Cunha.

O juramento da turma foi conduzido pelo aluno formando Flávio Antônio Alves, acompanhado por todos os outros formandos. Depois, foi feita a outorga de grau e todos os formandos receberam o canudo, celebrando juntos a conquista tão esperada por anos.

Os agora médicos Eduardo Eiji Fernandes Seguchi e Stefani Zaquê Monção foram os responsáveis por realizar as homenagens aos mestres, funcionários, familiares e colegas de curso. Ao final, o paraninfo da turma, o professor Guilherme Zupo Teixeira, falou em homenagem aos novos médicos e agradeceu a escolha feita pela turma.

A história que se constrói com a Graduação e que começará a se desenrolar no mundo de trabalho marcou a vida de muitos. Para Joaquim Osório de Mesquita, pai do formando José Borges Osório, o momento vai ficar para sempre na memória como um sonho realizado. “Foi a realização do maior sonho da minha vida estar aqui com meu filho, formado em Medicina. Foi muito corrido, muito sofrimento, mas nada é fácil. E tudo é vencido com muito trabalho. Estou muito feliz em estar aqui nesse momento”, se emocionou o pai.

Alegria compartilhada pelo filho dele, que agora inicia sua trajetória como médico. “Satisfação grande, muita felicidade. É uma caminhada longa, não é fácil. Mas sempre tive apoio, então estou feliz em poder compartilhar isso com eles. Agora é trabalhar, virar um bom profissional e dar continuidade ao que viemos fazendo nesses seis anos”, comentou o agora médico José Borges Osório.

E toda caminhada longa também tem histórias marcantes e importantes. Eliana Scarpini de Carvalho comemorou duas vezes. Pela formatura da filha Larissa, que agora é médica, mas principalmente por ela ter vencido outra dura batalha no percurso: a luta contra o câncer. “Essa formatura tem um simbolismo muito grande, porque a Larissa, no início da faculdade, foi diagnosticada com câncer. Então, não sabíamos se ela iria conseguir sair, se iria conseguir terminar a faculdade. E hoje, com muita alegria, estou aqui celebrando a formatura dela. Estou muito orgulhosa”, enfatizou a mãe de Larissa Scarpini de Carvalho.

Para o diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Joaquim Simões Neto, é fundamental formar médicos competentes e com uma boa formação humana. “Formar bons médicos bons é essencial para garantir um sistema de saúde robusto, seguro e compassivo. A qualidade do atendimento ao paciente, a segurança, a humanização da medicina, o impacto na saúde pública, a educação contínua e a pesquisa, e a redução de custos são alguns dos muitos benefícios que destacam a importância dessa formação. A Faculdade de Medicina da PUC-Campinas se esmera em manter os melhores professores médicos em seu corpo docente, proporcionando um ambiente de qualidade de ensino e assistência, com rigor metodológico e busca constante pela inovação e tecnologia em seu currículo, mas nunca em detrimento do lado humanístico da profissão e das diretrizes institucionais. Continuamos a evoluir e nos adaptar para preparar médicos que não só atendam, mas superem, os padrões esperados pela sociedade”, disse o diretor.

Faça Medicina na PUC-Campinas!

O curso de Medicina da PUC-Campinas tem tradição e forma, há décadas, médicos de referência para o mundo do trabalho. O curso visa formar profissionais de competência, formação ético-humanista, visão global da comunidade onde está inserido, habilidades para educação continuada e aptidão para gerenciamento e administração em saúde.

Para saber todos os detalhes, acesse a página do curso clicando aqui.

Acompanhe a cerimônia na íntegra abaixo:

Carlos Giacomeli
11 de julho de 2024