Mestranda da PUC-Campinas fará intercâmbio em Universidade da Espanha

Estudante ficará um mês na Universidad de Salamanca sob a supervisão da Profa. Dra. María Ángeles González Bustos

A aluna do PPG (Programa de Pós-Graduação) Mestrado em Direito da PUC-Campinas, Maria Eduarda Ardinghi Brollo, terá a oportunidade de realizar um período de um mês de intercâmbio na Universidad de Salamanca, na Espanha.

A ideia surgiu a partir do incentivo do orientador da estudante e pesquisadora, o Prof. Dr. Josué Mastrodi Neto, que é pesquisador associado ao Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTen). Eles estudam transição energética do ponto de vista jurídico e da regulação.

Durante o período, ela irá ampliar sua pesquisa e também colaborar com a universidade estrangeira com seus conhecimentos. “Minha pesquisa tem como tema a participação dos municípios brasileiros nas políticas públicas para transição energética a partir da divisão constitucional de competências e das estimativas de emissão de gases de efeito estufa (GEE)”.

“A intenção desse tipo de intercâmbio é, justamente, possibilitar que o pesquisador visitante possa utilizar a infraestrutura e a capacidade técnica da universidade e do pesquisador anfitrião para melhorar a sua pesquisa e, no que for possível, colaborar com o conhecimento. O foco é conseguir ampliar os conhecimentos sobre o tema da transição energética com a contribuição e supervisão da Profa. Dra. María Ángeles González Bustos, da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca. Depois, escrever um artigo em conjunto sobre o que discutirmos nesse período de estadia”, explica Maria Eduarda.

Para o Prof. Dr. Lucas Catib de Laurentiis, Coordenador do PPG Mestrado em Direito, é uma notícia bastante importante para a PUC-Campinas, porque reforça a qualidade do curso. “Trata-se de uma atividade de internacionalização de grande relevância e impacto científico que contribui significativamente para o desenvolvimento do nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito”, comentou.

Carlos Giacomeli
19 de julho de 2024