3ª edição do livro Microbiologia Prática é lançada no Galleria Shopping

Obra de autoria de docente da PUC-Campinas será lançada na Livraria Leitura, no Galleria Shopping, no dia 8 de agosto, às 18h30

A 3ª edição do livro “Microbiologia Prática – Aplicações de Aprendizagem de Microbiologia Básica: bactérias, fungos e vírus” será lançada no próximo dia 8 de agosto, às 18h30, no Galleria Shopping, em Campinas. A obra é de autoria da Profa. Dra. Maria Magali Stelato, da PUC-Campinas, e da docente Mariangela Cagnoni Ribeiro, com a colaboração de Andréia Rodrigues Bucci.

O livro, editado pela Editora Atheneu, possui 18 capítulos, 324 páginas e teve sua 1º edição publicada em 1998, com o objetivo de tornar mais acessível aos alunos o tema da microbiologia e despertar o desejo de maior engajamento na área. Além disso, a obra, que chega a sua 3ª edição, auxilia para que novos docentes realizem experimentos práticos com micro-organismos.

O livro, que reúne conteúdo teórico e experimentos laboratoriais, faz sucesso como manual diário de laboratoristas de microbiologia, que trabalham com identificação de bactérias e fungos na área de análises clínicas, indústrias farmacêuticas e de alimentos e, ainda, de empresas privadas, institutos públicos, entre outros.

A professora Maria Magali Stelato afirma que a terceira edição chega a partir de contribuições de docentes. “Esta terceira edição é uma experiência complexa e emerge das contribuições dos docentes de microbiologia, de microbiologistas de indústrias e de institutos de pesquisa da vasta área da microbiologia. O livro também contém técnicas clássicas que são usadas em rotinas de laboratório a décadas”, explica a docente.

Conteúdo

A edição traz conteúdos complexos apresentados de maneira clara e detalhada para tornar a compreensão mais fácil e, desse modo, ser utilizada na prática laboratorial, para a análise e identificação precisa de um determinado micro-organismo.

A obra também atua de forma importante para facilitar a realização das análises microbiológicas. Nesta edição, há 32 vídeos que ensinam a manipulação correta de cada metodologia utilizada. Ele apresenta dezenas de fotos microscópicas dos micro-organismos analisados, esquemas e gráficos explicando a atuação desses micro-organismos.

O livro traz uma atualização sobre antibiograma para bactérias e fungos, segundo o BrCast, órgão indicado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para os laboratórios de Análises Clínicas; revisão ampla da ação dos agentes físicos e químicos que atuam como antimicrobianos; e técnicas clássicas e atuais de como preservar, em laboratório, cepas de bactérias e fungos, fundamentais para a pesquisa desses agentes.

Ao final de cada capítulo, a obra oferece uma revisão completa do assunto com tópicos que abordam cada experimento descrito.

Área em crescimento

O tema tem ganhado luz nos últimos anos e se tornado mais popular, muito em função também da pandemia da Covid-19. A docente relembra outro fenômeno semelhante, quando do surgimento da AIDS. “Um fato semelhante ocorreu quando houve o aparecimento da AIDS, quando a mídia internacional e nacional deu destaque à virose e, principalmente, à disfunção do sistema imune dos pacientes. Até aquela data, a imunologia era desconhecida e, hoje, indústrias multinacionais farmacêuticas disputam o mercado com drogas antivirais e imunossupressoras. Agora, temos a Covid-19, então a pesquisa de antivirais específicos e vacinas teve aumento extraordinário”, reforça.

Nessa esteira, a professora afirma que houve aumento na procura de profissionais bem qualificados que atuam nas áreas envolvidas no mundo todo e no Brasil. “Principalmente em nossa região, existem grandes indústrias farmacêuticas e vários institutos de pesquisa que trabalham neste segmento da microbiologia, imunologia e engenharia genética”, explica a docente. “É importante, também, destacar o lado benéfico da atuação das bactérias e dos fungos, pois existe grande busca de profissionais competentes e qualificados para atuar na aplicação desses micro-organismos na agricultura, na biorremediação de ambientes contaminados, na produção de alimentos e de medicamentos probióticos, entre outros”, completa.

Maria Magali Stelato finaliza ressaltando a importância de olhar de forma mais profunda os micro-organismos e o seu potencial no mundo em que vivemos. “Desejamos que esta edição seja nosso legado para acadêmicos, docentes, pesquisadores, técnicos e laboratoristas que veem a microbiologia como nós: um mundo repleto de seres microscópicos que cada vez mais surpreendem a humanidade, realizam ações maléficas, mas também benéficas, e mostrar a importância de realizarmos um relacionamento harmonioso com todos os seres que habitam nosso planeta”, afirma a docente.

Serviço:

Lançamento da 3ª edição do livro “Microbiologia Prática – Aplicações de Aprendizagem de Microbiologia Básica: bactérias, fungos e vírus”

Local: Livraria Leitura, Galleria Shopping, Campinas

Entrada: Gratuita